Programação completa do Circuito Cultural

Publicada em 05/06/2013 às 15:47

CIRCO | Kinematos – Cia. manoAmano – A encenação começa com um homem aparentemente entediado, que é desafiado por uma moça vestida de forma extravagante a executar movimentos no mastil, o mastro chinês plantado no meio da cena. A partir daí, desenrola-se uma série de movimentos em que a gravidade não tem lógica e onde se encontram o refinamento do circo contemporâneo e as habilidades da linguagem de rua.

A precisão é fundamental para o desenvolvimento das acrobacias realizadas pelos argentinos Martín Umerez e Ana Clara Manera, que já percorreram o mundo em apresentações nos festivais de teatro de rua e de artes circenses. A dupla criou a manoAmano, companhia independente, em 2010. Criação e interpretação: Ana Clara Manera e Martín Umerez.

MÚSICA | Rashid e Projeto Nave – O rapper Rashid divide o palco com a banda Projeto Nave e apresenta repertório do seu terceiro disco, Que Assim Seja, com rimas sobre o país, a política, a amizade, o amor e a própria música. Rashid nasceu na zona norte de São Paulo e aos 16 anos já participava de batalhas de Freestyle.

Prepara um novo disco, para ser lançado neste ano. O Projeto Nave acumula experiência de acompanhar rappers com a participação no programa Manos e Minas, da TV Cultura. Tem dois álbuns gravados em seus 13 anos de estrada. Projeto Nave: DJ 88, Akilez, Daniel Gralha, Alex Dias, Marcopablo, Flávio Lazzarini.

TEATRO Casos Cascudos – Cia da Tribo – Três casos narrados em contos pelo pesquisador Câmara Cascudo ganham vida nessa montagem da Cia da Tribo. Em As Perguntas de Dom Lobo, um viajante ouve de um velho a história de um reino bonito, mas sem habitantes; A Moça da Figueira fala das relações conturbadas entre uma moça e sua madrasta, na ausência do pai; em A Moça da Vela, uma moça que costumava ficar na janela recebe uma vela de um desconhecido e passa a viver coisas assombrosas.

A montagem utiliza técnicas de manipulação de bonecos, ao ritmo de canções populares. A Cia da Tribo, fundada por Wanderley Piras e Milene Perez, pesquisa a cultura popular desde 1996. Direção: Wanderley Piras / Texto: Milene Perez e Wanderley Piras / Elenco: Tatiana Mohr, Renato Vidal, José Elias – Tico.

INTERVENÇÃO | CinE-Embolada – Peneira e Sonhador e VJ Trach – O VJ Trach perambula pela cidade e grava material em vídeo, que depois é musicado pela dupla de emboladores Peneira e Sonhador. As imagens da cidade são editadas e ganham complemento de cenas do cinema mudo, criando novas leituras.

O vídeo final é apresentado no palco, com os emboladores cantando ao vivo. CinE-Embolada é um projeto com conceito do músico e compositor Lívio Tragtenberg. Um retrato sonoro, instantâneo daquele dia e daquela cidade, com muito humor. Imagens, edição e direção de cena: VJ Trach (Pedro Marques, diretor e editor de cinema e vídeo) / Emboladores: Peneira e Sonhador.

INTERVENÇÃO | Bom Apetite – Cia Pé de Vento – Releituras de cenas e situações clássicas dos cômicos populares com recursos da tradição circense. O ator Pepe Nuñez, espanhol radicado no Brasil, convida o público a participar das cenas, oferecendo um cardápio com música, mágica, malabarismo e jogos coletivos, criando um espaço para brincadeiras e interação, levando todos a rir de situações irreverentes, descontraídas e ingênuas.

Pepe Nuñez iniciou seu trabalho profissional em Granada (Espanha), onde fundou os grupos Teatro Clandestino, El Clan del Clown e Clownados. Veio para o Brasil com a ONG Palhaços Sem Fronteiras e vive desde 1999 em Florianópolis, onde se juntou à Cia Pé de Vento. Direção, autoria, palhaço: Pepe Nuñez.

eflyer_jundiaiÌ_2G

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/05/programacao-completa-do-circuito-cultural/
Leia mais sobre