Salão de Artes Visuais desperta interesse na cidade

Publicada em 05/07/2013 às 15:27

Com a participação de 21 artistas de todo o Brasil e mais de 100 obras, foi aberta na noite de quinta-feira (4) a exposição “Futuro – Salão nacional de Artes Visuais”, na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes. A mostra, que reúne pinturas, gravuras, esculturas e vídeos, fica em cartaz até o dia 31 de julho.

Mais
Exposição ‘A Arte Brasileira Invade Moscou’ é aberta

Teatro Polytheama apresenta a peça ‘Camille e Rodin’

Exposição reúne 100 obras, entre pinturas, gravuras, esculturas e vídeos

Exposição reúne 100 obras, entre pinturas, gravuras, esculturas e vídeos

Com curadoria de Andrey Zignnatto, por meio da Associação Cultural Menorah e apoio da Secretaria de Cultura, a exposição tem como objetivo reinserir Jundiaí no Circuito Nacional de Artes Visuais, oferecendo obras de alto nível ao público para o desenvolvimento cultural da sociedade.

Um dos destaques é o artista Evandro Soares, que recebeu o prêmio de menção honrosa com a obra “Desenho #2”, que retrata um desenho com arame. O artista, que também é serralheiro, conquistou nos últimos 2 anos alguns prêmios e já participou de quatro exposições.

“As coisas têm acontecido muito rápido. Não consegui deixar meu trabalho na serralheira, mas já descobri o que realmente quero fazer. Gosto muito do mundo artístico. Tenho pesquisado e lido muito sobre o assunto. Tudo o que tenho feito tem sido de forma intuitiva”, conta o artista que veio de Goiânia para participar da abertura do evento.

Outro artista plástico que participa da exposição é Marco Antônio Scarelli, que recebeu prêmio especial “Issis Martins Roda” e apresenta nove obras da série “Máscaras de Rorcharch”. São pinturas surrealistas produzidas a partir de borrões de tinta. “Faço muitos borrões e vou pintando o que vejo neles. Cada pessoa enxerga seu próprios desenhos e formas. É uma brincadeira lúdica, muito utilizada na psicologia.”

O curador da mostra Andrey Zignnatto e o secretário de Cultura, Tércio Marinho

O curador da mostra Andrey Zignnatto e o secretário de Cultura, Tércio Marinho

A seleção das obras foi realizada por críticos e curadores indicados pelo MASP (Museu de Arte de São Paulo), MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outras instituições de renome. As obras escolhidas buscam provocar o olhar do espectador para o “não convencional”, uma das finalidades da arte contemporânea.

Oficinas
A mostra ainda vai promover cinco oficinas artísticas, com vagas limitadas. As aulas serão gratuitas e o material será enviado por e-mail aos inscritos.

As oficinas serão realizadas na sala da Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí, localizada na Casa da Cultura, na rua Barão de Jundiaí, 868, Centro. As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Pinacoteca Diógenes Paes (rua Barão de Jundiaí, 109, Centro), ou pelo telefone: (11) 4586-2326.

Confira a programação:

13/07 – 9h às 11h – Oficina de Gravura
*Alunos a partir de 12 anos

13/07 – 13h às 15h – Oficina de Pintura de Estencil
*Alunos a partir de 12 anos

16/07 – 14h às 16h – Oficina de Laboratório de Criatividade
*Alunos de 7 à 12 anos

20/07 – 10h às 11h30 – Oficina de Monotipia
*Alunos a partir de 12 anos

23/07 – 14h às 16h – Oficina de Abstracionismo
*Alunos a partir de 12 anos

Por Flávia Alves
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/05/salao-de-artes-visuais-desperta-interesse-na-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original