Deficientes visuais vão conferir espetáculo no Polytheama

Publicada em 30/08/2013 às 10:29

Como explicar um espetáculo de dança para um deficiente visual? Este desafio será vencido pela São Paulo Companhia de Dança. Pela primeira vez em Jundiaí, serão oferecidos 55 fones com descrição em áudio para deficientes visuais. A apresentação com este recurso ocorre dia 1º de setembro, às 18h. Mas a companhia se apresenta ainda nesta sexta-feira (30), às 15h, para estudantes e no sábado (31), às 21h, para o público em geral. Todas as apresentações são gratuitas.

Mais
Encontros da música brasileira acontecem na Semana da Pátria

Confira o que a Biblioteca oferece para setembro
Feira da Amizade: Cultura prorroga prazo para inscrição

Bailarinos André Grippi e Karina, da companhia

Bailarinos André Grippi e Karina, da companhia

Este é um espetáculo especialmente traduzido para os deficientes. Eles vão se emocionar com as coreografias, que misturam o contemporâneo ao clássico. Segundo a produção, a parte mais complexa do processo é elaborar um roteiro de dança audiodescritor, com todos os detalhes da ficha técnica, cenário e figurinos.

Tudo, para que o deficiente visual receba a descrição exata do espetáculo, com a maior riqueza de detalhes possível. Expressões faciais, características físicas dos bailarinos e seus gestos são traduzidos em palavras narradas simultaneamente ao espetáculo.

Esta é a primeira apresentação com o apoio do Programa Estadual de Acessibilidade em Cultura, uma parceria entre as Secretaria de Estado da Cultura e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, firmada com o objetivo de viabilizar acessibilidade em atrações culturais diversas.

Atividades educativas
Ainda no cronograma das apresentações da São Paulo Companhia de Dança em Jundiaí, estão as atividades educativas e de formação de plateia que visam aproximar o público do universo da dança. Voltado para o público infanto-juvenil, a Companhia apresenta o Espetáculo Aberto para Estudantes dia 30 de agosto, às 15h. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de assistir a trechos das obras que fazem parte do repertório da companhia.

O programa se completa com as Oficinas de Dança Técnicas de Balé, com o professor da SPCD José Ricardo Tomaselli, dia 31 de agosto, das 10h às 11h30; e Repertório em Movimento, das 11h45 às 13h, com a ensaiadora da Companhia, Karina Mendes. As inscrições para as oficinas podem ser feitas aqui.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176. Mais informações no (11) 4586-2472.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/30/deficientes-visuais-vao-conferir-espetaculo-no-polytheama/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original