Pinacoteca inicia curso gratuito de História da Literatura

Publicada em 14/08/2013 às 19:20

A Secretaria de Cultura deu início nesta quarta-feira (14) ao primeiro módulo do curso gratuito de “História da Literatura: origens, saberes e destinos”. O curso tem o objetivo de contribuir para o conhecimento da literatura de modo geral, especificamente da Língua Portuguesa – visando a formação sociocultural e literária do cidadão.

“Estamos começando hoje uma nova fase do núcleo de pesquisas, formado pelo Museu, Pinacoteca e Centro de Memória. Este é o primeiro de outros cursos que queremos oferecer para a população. Uma forma de investir na formação cultural das pessoas de forma contínua e com qualidade”, explicou Jean Camoleze, diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão.

Sônia, Tércio e Jean, durante o primeiro módulo do curso

Sônia, Tércio e Jean, durante o primeiro módulo do curso

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, participou da abertura do curso e disse que projetos assim são um avanço. “O papel da secretaria é promover e ampliar o conhecimento artístico e cultural da sociedade. Estamos atendendo a uma demanda, iniciando com este curso de literatura que está ligado à evolução do ser humano”.

Resgate
O curso será ministrado pela escritora e mestre em letras, Sônia Cintra. “Este projeto existe há muitos anos e agora foi resgatado pela atual administração, que acredita na importância do conhecimento”.

O primeiro módulo acontece nos meses de agosto, setembro e outubro de 2013, na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e contará, também, com oficinas de poesia e prosa, além de visitas monitoradas a bibliotecas: Professor Nelson Foot (Jundiaí), Brasiliana e Florestan Fernandes ( USP) e Mário de Andrade (as três últimas localizadas em São Paulo).

A professora de espanhol, Andréa Oliveira irá participar do curso e acredita que iniciativas como esta enriquecem o ser humano. “Conhecimento nunca é demais. Não podemos ser mero expectadores. É preciso participar das atividades, resgatar nossa história e conhecer outras formas de manifestações artísticas”.

Por Flávia Alves
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/14/pinacoteca-inicia-curso-gratuito-de-historia-da-literatura/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original