Secretaria de Cultura amplia ações nos bairros da cidade

Publicada em 15/10/2013 às 14:12

A Secretaria de Cultura tem realizado amplo trabalho de campo na identificação das demandas culturais na cidade de Jundiaí. Novo Horizonte, Jardim Tamoio, Vista Alegre, Jardim Fepasa, Guanabara, Vila Ana, Santa Gertrudes, Tarumã e São Camilo, são alguns dos bairros que a equipe da Diretoria de Ação Comunitária tem trabalhado.

O Projeto Cirandar é uma das ações da Diretoria de Ação Comunitária

O Projeto Cirandar é uma das ações da Diretoria de Ação Comunitária

Nesta terça-feira (15), às 14h30, a diretoria promove uma reunião entre os moradores do Jardim Fepasa para apresentar o projeto de oficina de vídeo ativo, que possibilitará aos moradores contar suas próprias histórias utilizando o vídeo como ferramenta. “É uma forma de resgate cultural e da identidade pessoal”, afirma a diretora Eliane Silva Pinto.

Segundo ela, em toda a cidade a comunidade tem participado e contribuído com o mapeamento de algumas poucas ações que já acontecem nos territórios, das entidades que podem ser parceiras nos projetos e espaços que podem ser utilizados.

“Infelizmente faltam projetos culturais na cidade, assim como a continuidade de alguns programas. Esta problemática é vista principalmente em locais de alta vulnerabilidade social. Alguns locais oferecem algumas opções, porém o ideal é de que sejam descentralizadas para atender um número maior de pessoas”, explica Eliane.

Tarumã e São Camilo
No dia 19 de outubro, às 10h, os alunos do Núcleo Cirandar fazem sua primeira apresentação na Escola Estadual João Batista Curado, com apoio do Colégio Florescer, do poder público e de moradores da região. No mesmo dia, as crianças irão assistir a apresentação dos alunos do Projeto Guri.

O evento “Um dia na escola do meu filho” será aberto à comunidade e contará também com a oficina de máscaras com o ator e professor de artes e literatura, João Antonio de Souza.

Novo Horizonte
A diretoria tem conversado com a população e visitou diversas entidades no bairro, como a Casa da Fonte e o Centro de Referência de Assistência Social. “Estamos fazendo um mapeamento populacional do bairro, com informações sobre a origem dos moradores, o que gostam de fazer, entre outras informações”, conta Eliane.

Segundo ela, o bairro irá receber um projeto cultural, porém ele será construído de acordo com a realidade do bairro e as necessidades da população.

Jardim Tamoio
No próximo dia 27 de outubro, acontece o 1º Sarau no bairro. Este projeto foi constituído com o apoio da rede de lideranças e da comunidade.

Vista Alegre e região
O Centro Comunitário do Parque dos Ingás já recebeu a realização do Cine Clube, organizado pela diretoria em parceria com a comunidade. Além disso, a diretora tem conversado com a liderança do bairro para a efetivação de outras atividades na região, assim como a Festa das Crianças realizada no último domingo (13).

Jardim Guanabara
A equipe tem realizado trabalho de campo com identificação das necessidades e viabilizando algumas parcerias como a Pastoral do Menor. “Nos reunimos com o pároco da igreja do bairro que falou sobre a necessidade de aumentar as atividades com as crianças da região”. Estamos construindo este programa em parceria com a comunidade e as lideranças do bairro.

Vila Ana
A partir dos projetos culturais em parceria com a Emeb Rotary Club, a escola tem realizado projeto com os alunos sobre a história do bairro. “As crianças e jovens estão entrevistando os moradores e irão apresentar o mapa que será criado a partir do olhar das crianças. Estas informações poderão contribuir com as próximas atividades na região”.

Jardim Santa Gertrudes
A diretoria está participando das reuniões de rede no bairro que foi formada com o trabalho da secretaria de Cultura e da Semads (Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social).

Por Flávia Alves
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/15/secretaria-de-cultura-amplia-acoes-nos-bairros-da-cidade/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original