Fórum destaca ações culturais no Jardim São Camilo

Publicada em 12/05/2014 às 17:25

O Jardim São Camilo, em Jundiaí, recebeu neste sábado (10) o 1° Fórum Cultural de Ação Comunitária, organizado pela Diretoria de Ação Comunitária, ligada à Secretaria de Cultura. Cerca de 80 pessoas da comunidade participaram do encontro, ocorrido na Escola Municipal Prof. Maria José Maia de Toledo. Foram apresentadas as ações desenvolvidas no bairro pela Diretoria de Ação Comunitária como o Projeto Cirandar, que atende 40 crianças em oficinas de música, teatro e dança, sessões de Cineclube e saraus.

LEIA TAMBÉM
Pastoral do Menor recebe apoio do Fundo Social

Crianças do Cirandar se apresentam durante o fórum

Crianças do Cirandar se apresentam durante o fórum

A diretora de Ação Comunitária, Eliane da Silva Pinto, aponta a parceria com a comunidade como principal ação nestes 12 meses em que a diretoria atua no bairro. “A região do Jardim São Camilo tem uma população muito unida, é uma comunidade que se envolve bastante nas ações. Desta forma, buscamos divulgar a cultura e sua realidade para toda a cidade.”

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, participou do evento e destacou a importância da atuação da Diretoria de Ação Comunitária no bairro. “A missão é reconhecer o potencial cultural do bairro no sentido de valorizar este conhecimento e garantir que os moradores tenham acesso ao que é deles, que é a sua cultura.”

Tércio Marinho: "Reconhecer e valorizar"

Tércio Marinho: “Reconhecer e valorizar”

Morador do bairro há 30 anos, José Ferreira, de 57 anos, afirma que o Projeto Cirandar atende a uma reivindicação antiga da comunidade. “Este projeto é um clamor de mais de 20 anos que está sendo atendido com precisão. Sempre alertamos aos governantes que a maior necessidade do bairro é cultura e educação”, disse.

Segundo Ferreira, o Cirandar já apresenta resultados. “Neste quase 1 ano de atuação, já é possível ver uma mudança positiva no comportamento das crianças atendidas, que é estendida aos colegas. É um projeto muito bom, pois alia cultura e educação.”

Desenvolvimento
Para a dona de casa Gezirlândia Alves Pereira, 34 anos, o Cirandar trouxe uma nova rotina para a filha Yasmin, de 7 anos. “Ela gosta de participar das atividades, aprende algo novo além da escola. Está sendo muito bom para o desenvolvimento dela.”

Durante o fórum, a comunidade assistiu às apresentações artísticas das crianças do Projeto Cirandar, do rapper Alanderson e do dançarino de break Rômulo. O encontro culminou com a formação da Comissão Popular de Cultura, composta por 12 pessoas (10 da comunidade e duas do poder público), responsável pela gestão cultural do local.

Viviane Rodrigues
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/12/forum-destaca-acoes-culturais-no-jardim-sao-camilo/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original