CineArte inicia programação com Secretaria de Cultura

Publicada em 23/10/2014 às 18:55

A Secretaria de Cultura e o Sindicato dos Metalúrgicos firmaram parceira na programação do CineArte, que será inaugurado no próximo dia 30 de outubro, quinta-feira, às 19h, com a exibição do projeto Curtas da Casa. A programação prossegue nos dias 13 e 27 de novembro, também às 19h, com o curso de cinema sobre a obra de Charles Chaplin. A programação é aberta ao público e para participar basta retirar o ingresso no Sindicato.

“Esses eventos são resultado de parceria entre o Sindicato e a Secretaria da Cultura, e quem sai ganhando são os trabalhadores e a população”, salienta Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

FIQUE POR DENTRO DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA CIDADE

LEIA TAMBÉM
Museu recebe inscrições para exposições de presépios
Xilografia é tema de workshop gratuito na Galeria Fernanda Perracini Milani
Oficina preparatória do Programa Estímulo ajuda artistas na elaboração de projetos

Parceria: representantes da Prefeitura e do Sindicato no CineArte

Ambos projetos têm coordenação de Jean Camoleze, diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí. “A Secretaria de Cultura amplia suas ações com estas parcerias e promove a democratização do acesso à cultura, colaborando para a formação de novos agentes sociais”, ressalta o diretor.

Curtas da Casa
O projeto Curtas da Casa marca a inauguração do CineArte, localizado na nova sede do Sindicato dos Metalúrgicos. Na ocasião será apresentada uma seleção de curtas produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre. Com duração de duas horas e meia, a mostra traz a exibição de cinco curtas, seguido por debate com os participantes.

“A proposta é possibilitar reflexões e compreender as possibilidades das manifestações artísticas para a construção do sujeito autônomo e crítico”, salienta Jean.

Os convites para o projeto Curtas da Casa devem ser retirados com antecedência, no 2º andar do Sindicato.

Curso de cinema
Promover um espaço de debate e formação crítica por meio dos filmes do ator e diretor Charles Chaplin é a proposta do curso de cinema, que acontece nos dias 13 e 27 de novembro, no espaço CineArte.

“Analisando a história de vida de um dos homens mais importantes da arte cinematográfica, Charles Chaplin, foi possível verificar a sua capacidade de superar situações adversas, transformando sua realidade de forma positiva. Com isso, os filmes de Charles Chaplin possibilitam debater as condições do nosso sistema atual e da nossa formação social”, explica o diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí.

O curso será realizado às quintas-feiras e cada sessão tem duração de duas horas. Ao final do curso, os alunos irão receber um certificado expedido pelo Sindicato dos Metalúrgicos. Para participar é preciso retirar o convite no Sindicato a partir do dia 3 de novembro. O Sindicato dos Metalúrgicos, que fica na rua Quinze de Novembro, 240. Mais informações pelo telefone (11) 4527-3100.

Viviane Rodrigues
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/23/cinearte-inicia-programacao-com-secretaria-de-cultura/
Leia mais sobre