Galeria Fernanda Perracini recebe exposição ‘Corpus in Chronus’

Publicada em 28/05/2015 às 14:27

 Marco Scarelli expõe na Galeria Fernanda Perracini


Marco Scarelli expõe na Galeria Fernanda Perracini

A Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani recebe desta terça (2) até a segunda-feira (22) a exposição “Corpus in Chronos”, do artista visual jundiaiense Marco Scarelli. A entrada é gratuita. Em uma proposta que coloca o tempo como norteador do ser humano, as obras de samblagem, colagem, pintura, fotografia e gravura levarão aos visitantes reflexões sobre o imediatismo e a impiedade dos efeitos temporais. O artista estará na abertura, na terça (2), às 19h, recebendo os visitantes.

Dois diferenciais são marcas da série expositiva na galeria. O primeiro é a técnica exclusiva “Gravação com ferrugem sobre tela”, trabalho criado e desenvolvido por Marco há 10 anos. A outra é a seletividade inédita das obras de 2013 a 2014, período no qual o artista se recuperou de problemas físicos, que o impediam de produzir seus trabalhos.

“São trabalhos de arte pós-contemporânea e surrealista, poucos artistas atuam nesta vertente”, comentou o artista. Ele salientou também o conceito principal da exposição. “Na mitologia grega, Chronos é o deus do tempo, que devora a tudo e a todos, e nós vivemos assim. Há tempo de sair e de voltar, de trabalhar e de descansar, tudo que começa um dia acaba.”

LEIA TAMBÉM
2º Sarau no Parque dos Ingás será neste sábado (30)
Banda São João recepciona público no Fórum do Plano Diretor
Oficina de contação de histórias começa em junho na Pinacoteca

Nesta exposição, Marco diz que levará as esculturas de manequins com medidas impecáveis, mas que no superficial são perfurados, rasgados e sujos. “Os trabalhos contêm muito ferro, que conotam força e resistência, mas que o impiedoso tempo também deteriora, bem como nosso corpo”, continuou.

Obra da exposição "Corpus in Chronus", que será aberta no dia 2 de junho

Obra da exposição “Corpus in Chronus”, que será aberta nesta terça (2)

Sobre a expectativa, o artista destacou: “A exposição é uma consequência, minha expectativa está na criação e execução. É função da arte tornar-se pública, é aí que ela vira arte de verdade, quando o público pode admirar.”

O artista
Marco Scarelli têm obras expostas em diversos países, nos últimos dois anos destacou-se na Ilha de Bali, Tailândia e Talibã. Já foi elogiado pela crítica italiana Teresa T. Petrarca: “Sua arte é impactante; sua cor, uma novidade absoluta”, disse. Muitos de seus trabalhos fazem parte de acervos públicos internacionais.

Workshop
Na segunda-feira (8), às 14h, na Casa da Cultura, será realizado um workshop ministrado pelo artista, com oficina gratuita, que tem como proposta o desenvolvimento das capacidades criativas e expressivas dos participantes, por meio da linguagem visual.

A galeria fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro, anexo ao Teatro Polytheama. A exposição tem entrada gratuita. Mais informações no telefone (11) 4586 – 2472.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/28/galeria-fernanda-perracini-recebe-exposicao-corpus-in-chronus/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original