‘Paisagem Dominada’ trata de conscientização ambiental na Galeria

Publicada em 27/07/2015 às 16:21

Entra em cena mais uma exposição na Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, “Paisagem Dominada”, da renomada artista plástica Alexandra Ungern-Sternberg. Entre imagens estáticas de insetos e materiais do cotidiano, a artista traz pela primeira vez a Jundiaí, no dia 4 de agosto, às 19h, toda sua peculiaridade artística ao apontar o distanciamento do homem contemporâneo de suas origens.

Mais que obras palpáveis, todo acervo expositivo traz reflexão adjunta a sua estrutura. A temática Meio Ambiente é reavivada pela questão pontuada por Alexandra: “Dominamos esta paisagem ou somos dominados por ela?”. Todos os trabalhos sugerem a necessidade de uma conscientização em uma sociedade consumista e também abrem discussão sobre a presença de objetos descartáveis no meio sociável.

LEIA TAMBÉM
Feras dos anos 80 fazem Parque da Uva balançar
Parque da Uva recebe 24 mil pessoas em 3 dias de Encontro
Elaboração de projetos de culturas populares é tema de oficina
Simpósio sobre Patrimônio debate temas no âmbito da preservação

Alexandra já expôs trabalhos na Inglaterra e na Áustria

Alexandra já expôs trabalhos na Inglaterra e na Áustria

A artista falou sobre seu trabalho que tem mais de dois anos na junção de bandejinhas descartáveis, que não podem ser recicladas por partirem da matéria prima isopor. “Este trabalho tem cunho de conscientização ambiental e começou no metrô do MASP, em uma galeria pública”. Ela ainda enfatizou a proposta ambiental. “Todo conjunto de materiais e recortes de moscas tratam dos excessos de lixo, da utilização de materiais não-recicláveis e da ideia do acúmulo desnecessário”.

Também, dentre o acervo aproximado de 400 peças, quatro fotografias trabalhadas por Alexandra serão expostas. A montagem de cenários urbanos com as “bandejinhas” será retratada em quadros de 90 x 60 centímetros. “As fotos são composições minhas que refletem todo esse acúmulo excessivo que nos cerca”, disse a artista.

Ela ressaltou ainda, ao comentar sobre sua vinda a Jundiaí, a expectativa de trazer o trabalho para a cidade. “Minha maior expectativa é o grande fluxo de pessoas. A exposição precisa ser vista por mais e mais pessoas, por apresentar o despertar a uma questão ambiental.”

Alexandra é pernambucana, mas atualmente vive e trabalha em São Paulo. Estudou “Culturas Visuais e Curadoria” em Viena, pela Universidade Webster, e formou-se em “Artes” pela Escola Panamericana de Arte, na Austrália. Já participou de exposições nacionais e internacionais, entre elas: Projeto Vitrines da estação do metrô Trianon-MASP; MIS Museu da Imagem e do Som, em Florianopolis-SC; MAB Museu de Arte de Blumenau–SC; MAG Museu de Arte de Goiânia- GO; MUnA Museu Universitário de Uberlândia- MG; Galerie Seghaier, Kindberg-Áustria e PINTA LONDON – Feira de Arte Contemporânea – Inglaterra.

Palestra
Uma palestra sobre fotografia com a artista antevê a exposição, das 14h às 16h, no dia 4 de agosto, para frequentadores do Centro de Referência do Idoso de Jundiaí (Criju), no Complexo Argos. História da fotografia; funções de uma câmera; iluminação e composições, serão alguns dos assuntos discutidos. O Criju fica no Complexo Argos, av. Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.

Anexa ao Teatro Polytheama, a Galeria Fernanda Perracini Milani fica na rua Barão de Jundiaí, 176, no Centro. A entrada é gratuita. Para mais informações (11) 4586 – 2472.

Ao longo de mais de 2 anos artista reultilizou cerca de 400 "bandejinhas" de isopor

Ao longo de mais de 2 anos artista reultilizou cerca de 400 “bandejinhas” de isopor

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/27/paisagem-dominada-trata-de-conscientizacao-ambiental-na-galeria-de-arte/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original