Museu promove percurso educativo no Centro neste sábado (12)

Publicada em 08/12/2015 às 14:58
A ação, já desenvolvida com professores, é aberta ao público

A ação, já desenvolvida com professores, é aberta ao público

O Museu Histórico e Cultura de Jundiaí Solar do Barão promove, na região central da cidade, uma mediação didática neste sábado (12), das 8h às 10h30. Elaborado originalmente para professores, o trabalho é aberto especialmente ao público em geral.

O percurso histórico recebe o nome de “Jundiaí: Múltiplas Temporalidades”, e possibilita aos participantes uma pequena viagem no tempo (interpretação histórica) dos locais ao longo do percurso que, nesse caso, são Ponte Torta, Escadão (Esplanada Monte Castelo), Teatro Polytheama, Praça Rui Barbosa (Largo do Pelourinho) e Praça Governador Pedro de Toledo (Largo da Matriz).

Segundo o educador e historiador Alexandre Oliveira, a mediação visa permitir o entendimento da cidade com apoio no foco em alguns de seus locais. No método, é usada a apresentação de fotos antigas das mesmas localidades com objetivo de suscitar uma comparação com as atuais construções.

LEIA TAMBÉM
Festa da Uva 2016: corte é eleita no Polytheama
Jundiaí tem semana especial para comemorar 360 anos
Atrações culturais comemoram 104 anos do Polytheama

“A ação proposta visa problematizar aspectos da historicidade de locais do Centro, local de ocupação sistemática desde do início do século 17, ou seja, há quase 400 anos”, explica.

O conteúdo também vem sendo continuamente aprimorado desde 2013, incluindo interações com oficinas ocorridas ao longo do projeto-piloto Urbanismo Caminhável, também da Prefeitura, implementado neste ano.

Os interessados podem se inscrever pelos telefone (11) 4521-6259. São 20 vagas disponíveis. O ponto de encontro para partida do percurso, de 1,3 km, vai ser a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes. A idade mínima para participação é 16 anos.

Os organizadores orientam os participantes a usarem roupas e calçados confortáveis, levar uma garrafa com água para se hidratar durante a caminhada e também durante a realização das atividades, protetor solar e chapéu, guarda-chuva e/ou capa de chuva e mochila para carregar pertences.

Confira o itinerário:

  • Ponto de encontro: Pinacoteca, às 8h;
  • Local 1 – Ponte Torta;
  • Local 2 – Esplanada Monte Castelo – “Escadão”;
  • Local 3 – Largo do Pelourinho, atual Praça Rui Barbosa;
  • Local 4 – Largo da Matriz, atual Praça Governador Pedro de Toledo;
  • Local 5 – Encerramento, no Solar do Barão, às 10h30.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/08/museu-promove-percurso-educativo-no-centro-neste-sabado-12/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original