Solar do Barão promove caminhada cultural pelo Centro

Publicada em 24/02/2016 às 14:38

O Museu Histórico e Cultural Solar do Barão volta a promover as mediações do “Jundiaí: Múltiplas Temporalidades”. E o primeiro encontro é neste sábado (27), a partir das 8h. A ação tem como objetivo propor um exercício de interpretação histórica dos locais escolhidos – Ponte Torta, Escadão, Teatro Polytheama, Praça Ruy Barbosa e Praça Governador Pedro de Toledo – em uma caminhada na região central da cidade.

LEIA TAMBÉM
Cultura promove ‘Viagem Fantástica pelo Polytheama’
Lançamento do álbum ‘Coro de Cabra’ traz shows gratuitos
Deficientes visuais participam de atividade inédita na Pinacoteca
‘Bruxas da Escócia’ é atração gratuita no Polytheama na sexta (26)

Ação propõe um exercício de interpretação histórica sobre o Centro

Ação propõe um exercício de interpretação histórica sobre o Centro

Ao longo de 2016 vão ser realizadas diversas reuniões, todas conduzidas pelo historiador e educador Alexandre Oliveira, por meio do uso de reproduções fotográficas disponibilizadas aos participantes, que vão contrapor as imagens apresentadas com as características atuais dos locais.

“A nossa proposta é problematizar aspectos da história de locais do Centro de Jundiaí, local ocupado desde do início do século 17, há quase 400 anos. Nesse diálogo, ao perceberem mudanças e permanências, os participantes vão ter maior nitidez na percepção do espaço urbano da cidade”, explicou Alexandre.

Os interessados devem fazer as inscrições pelos telefones 4586-8414 ou 4521-6259, antes das datas previstas no cronograma. São oferecidas 20 vagas em cada um dos dias e a mediação tem como ponto de encontro dos participantes a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes. O percurso total da caminhada ter 1,5 quilômetro e o tempo total previsto para a realização das atividades propostas nos espaços é em torno de duas horas.

É recomendável usar roupas e calçados confortáveis para caminhar, levar uma garrafa com água, protetor solar e chapéu, guarda-chuva e/ou capa de chuva e mochila para carregar pertences. O Museu fornece certificados para os participantes que solicitarem.

Ponte Torta, recentemente revitalizada, faz parte do percurso

Ponte Torta, recentemente revitalizada, faz parte do percurso

Confira o itinerário:
8h – Acolhimento na Pinacoteca;
Local 1 – Ponte Torta;
Local 2 – Esplanada Monte Castelo – Escadão;
Local 3 – Atual Praça Ruy Barbosa;
Local 4 – Praça da Matriz (Praça Governador Pedro de Toledo);
10h30 – Encerramento no Solar do Barão.

O projeto
Essa ação educativa já foi idealizada pelos educadores do Museu em outros momentos, como por exemplo, numa formação para cerca de 130 professores dos 5º anos da rede municipal de Jundiaí, em julho de 2013, e também para grupos de estudantes de Arquitetura da FAU-USP, de História da Unifesp, de Letras e Pedagogia do Unianchieta, bem como para interessados em geral que se inscreveram, em outros momentos em que a mediação foi oferecida.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/24/solar-do-barao-promove-caminhada-cultural-pelo-centro-neste-sabado-27/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original