Crianças prestigiam peça dentro da ‘Semana do Consumidor’

Publicada em 15/03/2016 às 17:32

Cerca de 450 crianças das escolas municipais de ensino básico de Jundiaí prestigiaram na manhã desta terça-feira (15), no Teatro Polytheama, o espetáculo gratuito “Chapeuzinho no Vermelho”, promovido pela parceria entre Procon e Sesc Jundiaí, em comemoração à Semana do Consumidor.

A peça do Núcleo Artes Físico de Teatro abordou temáticas do Código do Consumidor de maneira lúdica e cômica. O riso do aluno Nelson Ferreira, de oito anos, era evidente durante a apresentação. “Eu gosto de
vir ao teatro. A história foi diferente e eu gostei muito”, disse, eufórico.

Já João Vitor, de dez anos, não escondeu a alegria após o espetáculo. “Eu adorei a vovó, que é muito engraçada. Me diverti com a Chapeuzinho também”, contou.

Prefeito dá início à 4ª Semana do Consumidor em Jundiaí

1ª peça em todo Estado a apresentar, com atores, os conceitos do Código do Consumidor às crianças

A professora Simone Vergara, da Emeb Anna Rita Alves Ludke, destacou a função didática da peça. “Achei muito interessante. O espetáculo desperta a noção de consumo nos alunos, mas também os direitos e deveres de cada um”, disse.

No final da peça, as palmas agradeceram ao elenco, que sem demora desceu do palco para receber o carinho das crianças com fotos, abraços e esclarecimento de dúvidas.

Estreia
Como parte da programação da Semana do Consumidor, o espetáculo é o primeiro no Estado de São Paulo a abordar o Código do Consumidor para crianças, com interpretação de atores reais. “Antes, nós usávamos para conscientização do público infantil o teatro de fantoches. Para esta iniciativa, procuramos algo que se aproximasse mais da realidade sem perder o intuito lúdico”, disse o coordenador do Procon, Adilton Garcia.

“O objetivo principal da ação foi repassar ensinamentos a esses consumidores em potencial para que repercutam o assunto na comunidade em que estão inseridos”, finalizou Garcia.

Coordenador do Procon, Adilton Garcia. parabenizou elenco

A atriz Lisete Percoraro, uma das idealizadoras da peça, revelou como foram os processos para produção do espetáculo. “Estudamos muito e não queríamos uma produção que ficasse maçante para os pequenos. Trabalhamos em cima disso e absorvemos alguns conceitos, como prazos de validade de produtos, devolução entre outras coisas mais simples”, explicou.

Também no elenco, como o protagonista “Chapeuzinho”, o ator André Farias, muito feliz pela estreia, não conteve o entusiasmo. “Hoje é um dia muito importante para conscientização dessas crianças. A produção foi criada em um mês para falar dos direitos dos consumidores sem perder a magia e encanto dos contos de fada”, ressaltou.

Mais
A programação da Semana do Consumidor prossegue nesta quarta-feira (16) com oficina para idosos, às 13h, no Espaço Elis Regina (avenida Doutor Cavalcanti, 396, Centro).

A palestra “Direitos e Deveres do Consumidor Bancário” vai ser realizada no anfiteatro da Unip, na quinta-feira (17), a partir das 19h30. A Unip fica na avenida Armando Giassetti, 577, Vila Hortolândia.

Para fechar a agenda de eventos nesta sexta-feira (18), o Procon nos Bairros vai estar na praça Governador Pedro de Toledo, no Largo da Matriz. Para atendimento, o consumidor deve portar documentos pessoais e comprovante da contratação do serviço que não foi executado segundo o proposto.

Fotos: Paulo Grégio

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/15/criancas-prestigiam-peca-dentro-da-semana-do-consumidor/