Desfile da Independência e teatro são opções culturais para o feriado

Publicada em 05/09/2017 às 15:35

Semana da Pátria começou com eventos na Esef, Paço e Novo Horizonte e se encerra com desfile na Latorre

A programação cultural deste final de semana prolongado começa nesta quinta-feira (7), com o desfile cívico-militar da Independência na avenida prefeito Luiz Latorre, às 9h. Com a participação de servidores e atletas da Prefeitura, forças de segurança, agremiações e entidades, a estrutura do evento contará ainda com nove barracas dos permissionários de feiras e varejões em uma praça de alimentação montada na rua Evandro Cesar Naccarini.

CONFIRA AS FOTOS DA SEMANA DA PÁTRIA 2017

O Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176)  e o Complexo Fepasa (avenida União dos Ferroviários, 1760) recebem neste feriado as atrações gratuitas da Cena Profissional do 1º Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju). Durante o feriado, emenda e fim de semana, a bilheteria do Teatro funciona das 14h às 17h para a venda de ingressos de todas as atrações da agenda do mês, e estende seu horário de atendimento até a realização do respectivo espetáculo, para a distribuição dos ingressos gratuitos do Festeju.

CONFIRA AS FOTOS DO 1º FESTEJU

De quinta-feira até domingo, os equipamentos culturais da cidade ficam abertos em horário estendido. O Museu da Cia. Paulista (avenida União dos Ferroviários, 1760), o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão (rua Barão de Jundiaí, 762, Centro) e Pinacoteca Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109, Centro) permanecem abertos de quinta (7) a domingo (10), das 9h às 16h, e fecham ao público na segunda (11) para limpeza e manutenção de acervos. Espaços reabrem com funcionamento normal na terça-feira (12), a partir das 10h, com exceção do Museu da Cia. Paulista, que inicia o funcionamento às 9h.

A Cena Profissional do 1º Festeju iniciou-se com “Macunaíma”, da companhia Favas de Paricá, na noite dessa segunda (4)

Confira a programação gratuita do Festeju no feriado:

Quinta-feira (7)

• Sala dos Relógios (Complexo Fepasa) – das 13h às 17h, Oficina “Dom Quixote”, Magnifica Trupe;
  • Sesc Jundiaí – das 10h às 17h, Workshop “O Corpo da Palavra”, com Moacir Ferraz (Inscrição pelo e-mail cenicas@jundiai.sescsp.org.br);
  • Teatro Polytheama – 20h, “Dom Quixote”, da Magnifica Trupe;

Sexta-feira (8)

• Sala dos Relógios (Complexo Fepasa) – das 10h às 13h, “Oficina Garagem 21”, Companhia Garagem 21;
  • Sesc Jundiaí – das 14h às 18h, Workshop “Cenas de rua: uma abordagem sobre o teatro e o espaço urbano”, com Fábio Resende da Brava Companhia (Inscrição pelo e-mail cenicas@jundiai.sescsp.org.br);
  • Teatro Polytheama – 20h, “Esperando Godot”, Companhia Garagem 21;

Sábado (9)

• Sala dos Relógios (Complexo Fepasa) – das 10h às 12h, Oficina “Quem seria você na era do vapor”, Sabre de Luz Teatro;
  • Sala Jundiaí (Complexo Fepasa) – das 10h às 12h, Oficina “Danças Tradicionais Brasileiras”, Cia. Mundu Rodá;
  • Teatro Polytheama – 16h, “5 Semanas em um balão”, Companhia Sabre de Luz;
  • Teatro Polytheama – 20h, “Donzela Guerreira”, Cia. Mundu Rodá;

Domingo (10)

• Teatro Polytheama – 19h, “Amadores”, Cia. Hiato.

Parque da Cidade
O Parque da Cidade vai receber o espetáculo “Vamos Salvar o Planeta”, que vem à cidade através da Akzo Nobel, Perfectto Projetos e do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria Estadual de Cultura, e apoio da DAE Jundiaí e Prefeitura.

O Parque da Cidade vai receber apresentações do “Vamos Salvar o Planeta” a partir do sábado (9)

Com apresentações gratuitas no Palco Arena no sábado (9), às 15h30; no domingo (10), às 11h; segunda (11), às 8h30, 10h, 13h30 e 15h30; e terça-feira (12), às 8h30 e 10h, espetáculo fala sobre a importância da água e como o ser humano influencia em sua qualidade. O Parque da Cidade fica na Rodovia João Cereser, quilômetro 66, bairro do Pinheirinho.

Mais programação
A fim de aproveitar o horário estendido de funcionamento, o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão convida a população a visitar seu acervo e exposições, além do espaço recentemente revitalizado de seus jardins. Atualmente faz parte de sua mostra a exposição “Memórias, ofícios e saberes dos trabalhadores”, composta por fotos, documentos, ferramentas de trabalho e objetos que auxiliam na compreensão do modo de vida dos trabalhadores envolvidos nas principais atividades econômicas na construção da cidade: agricultura, ferrovia e indústria.

Quem visitar a Pinacoteca pode conferir seu acervo permanente, incluídos os quadros “Ressurreição de Lázaro”, “Via Crucis”, “Pietá”, “Cristo” e “São Francisco”, óleo sobre compensado marítimo do artista ítalo-jundiaiense Inos Corradin. Até este domingo (10), ficam expostos na Pinacoteca os painéis da mostra “Solos” com peças de cerâmica cozida a 1320° C da artista ceramista Angelina Zambelli.

A agenda cultural completa da cidade pode ser consultada no Aplicativo Jundiaí, ferramenta que facilita o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura, e fica disponível para ser baixado no site.

Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/05/desfile-da-independencia-e-teatro-sao-opcoes-culturais-para-o-feriado/