Museu e jardins do Solar já podem ser visitados virtualmente

Publicada em 21/11/2017 às 18:02

A visita virtual permite aumentar o zoom sobre detalhes que interessarem ao visitante

Quem quiser visitar o Museu Histórico e Cultural e ver como ficaram os jardins recentemente revitalizados do Solar do Barão não precisará mais sair de casa. Por meio de um computador, tablet ou smartphone, já é possível fazer uma visita virtual por suas dependências, saindo da rua Barão de Jundiaí e conferindo os espaços internos e externos do Museu.

FAÇA A VISITA VIRTUAL

Uma parceria público-privada da Unidade de Gestão de Cultura, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), foi a responsável pela captação, catalogação e edição das imagens do local, sem gastos aos cofres públicos. Também no primeiro semestre deste ano, uma parceria com empresários, servidores e cidadãos sensibilizados com as condições de fragilidade do equipamento público conseguiu revitalizar a fachada e salas do Museu e deu um novo projeto paisagístico aos seus jardins, que se encontravam fechados ao público há cerca de quatro anos.

6ª Marcha da Consciência Negra ganha as ruas do Centro da cidade

A visita virtual em 360° integrada à plataforma do Google Maps permite que a visita por todas as salas do Museu e aumente o zoom sobre os detalhes que chamarem a sua atenção, como, por exemplo, as explicações de uma peça em exposição, um detalhe no teto, nas paredes pintadas ou em seu piso. Já pelos jardins, o visitante virtual pode também conferir os canteiros floridos, a nova estrutura e bancos de descanso e o jardim japonês com carpas, ponte e lanterna.

Para o diretor do DPH, William Paixão, a ideia é divulgar os equipamentos culturais da cidade também para quem ainda não teve a oportunidade de conhecê-los. “Esta é uma grande chance que damos a todos, pensando na acessibilidade total dos espaços e na ampliação da experiência do visitante. Começamos pelo Museu, por ter sido revitalizado e reformado, mas a intenção é expandir para outros espaços, visando à oportunidade para os cidadãos”, comemora.

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Atualmente, tanto as salas internas quanto os jardins estão temporariamente fechados ao público para a montagem da tradicional exposição de presépios, que fará parte da programação de fim de ano e do aniversário de Jundiaí.

As agendas culturais completas do Museu e de todos os demais equipamentos culturais da cidade podem ser consultadas no Aplicativo Jundiaí, que é uma ferramenta para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura e pode ser baixado em qualquer smartphone Android ou iPhone.

Foto: Arquivo PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/11/21/museu-e-jardins-do-solar-ja-podem-ser-visitados-virtualmente/