Edição 000

Cidade, Patrimônio & Memória

Apresentação
Cidade, Patrimônio & Memória – Revista lançada pela Prefeitura Municipal de Jundiaí, por meio da Secretaria de Cultura, abre, com o seu vl. 0, uma experiência ousada, inovadora e extremamente necessária – que é a síntese da requerida discussão entre poder público, academia e sociedade civil em geral acerca do patrimônio cultural da cidade.

Não há outra forma de atingir profundidade sem dar espaço à pluralidade de visões, pois, na história todos são partícipes do processo de construção da sociedade, sendo que cada um assume um papel que lhe outorga responsabilidade; por isso diversos recortes são importantes em uma discussão sobre Jundiaí.

Os artigos foram selecionados a partir da rica discussão ocorrida em agosto de 2015 durante o 3º Simpósio Sobre Patrimônio Material e Imaterial, no qual tivemos mais de trinta apresentações de trabalhos e cerca de dez palestras com nomes de Jundiaí e renomados pesquisadores de universidades como UNIP, USP e UNIFESP.

Reunindo abordagens que destacam diversos aspectos sobre patrimônio cultural e história, os artigos discutem sobre a história da preservação do patrimônio cultural, as controvérsias da historiografia de Jundiaí, a trajetória operária da cidade e outros temas que vão marcar um espaço para uma construção virtuosa da historiografia jundiaiense, fato este que transcenderá os limites de Jundiaí, jogando luz onde quer que estas temáticas venham a acontecer.

Nestas reflexões e colocações estão presentes pesquisadores, professores, estudiosos e representantes da academia que são agentes atuantes nas áreas da cultura na sua forma mais abrangente, da arquitetura e da história, que contribuem efetiva e decisivamente com este trabalho e sua proposta inovadora.

Assim, acreditamos que estamos trazendo um legado importante, pois, experiências exitosas revelam que o sucesso e a eficácia na política de preservação do patrimônio cultural se dão através do modelo participativo, na esfera pública, via um processo dialógico cuja consecução é a promoção do espaço onde se faça ouvir todas as vozes.

Concluindo esta apresentação, agradecemos o apoio dado pela Prefeitura Municipal de Jundiaí nesse trabalho sobre o patrimônio material, imaterial, ambiental e arqueológico. Convidamos a todos para uma excelente leitura.

Conselho Editorial