Conferência da Cultura aprova regimento interno

Publicada em 25/06/2013 às 17:04

Uma pré-conferência na noite de segunda-feira (24) aprovou o formato da 2ª Conferência Municipal de Cultura, que acontece nos dias 12 e 13 de julho, no espaço multimeios do Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva).

O evento vai debater temas de criação e produção, difusão e acesso, memória e diversidade e planejamento e gestão, trazendo pela primeira vez temas como a economia criativa.

Polytheama terá Branca de Neve e os Sete Anões

Secretário Tércio Marinho: “Evento é dos fazedores de cultura”

“Jundiaí precisa de um sistema municipal de cultura e nisso temos todo o apoio do prefeito Pedro Bigardi. É um momento importante para todos os fazedores de cultura”, afirmou o secretário de Cultura, Tércio Marinho.

Realizado no espaço cultural do complexo do Sesi (Serviço Social da Indústria) com a participação de representantes de diversos setores do meio cultural, o encontro definiu como abertas as inscrições para o evento pelos telefones (11) 4521-3448 ou 4521-6193 ou ainda pelo e-mail: conferenciaculturajundiai@outlook.com.

Programação
No primeiro dia, a partir das 19h, acontece a abertura. No sábado (13), o evento começa às 8h, com o credenciamento para maiores de 16 anos. Às 9h30, será realizada a palestra de representante do Ministério da Cultura, Henrique Machado, e em seguida será aberto o debate.

Depois do almoço, às 13h15, acontecem os grupos de trabalho para apontar teses de conclusões e diretrizes municipais e, a partir das 15h, a assembleia final com escolha de delegados para a etapa estadual.

“Plano Nacional tem 254 metas a serem priorizadas”, explicou Vânia

“O Plano Nacional de Cultura está sendo montado há 10 anos e tem metas até 2020 com 274 ações. Desde o ano passado, uma emenda constitucional tornou o sistema obrigatório para a cooperação e seus componentes são a secretaria, o conselho, a conferência, o plano e o fundo”, explicou Vânia Feitosa, integrante do Conselho Municipal de Cultura.

Os eixos de debate serão a implementação do Sistema Municipal de Cultura (incluindo aspectos como planos territoriais), a Diversidade Cultural (incluindo da cultura digital aos conhecimentos tradicionais), a Cidadania Cultural (com descentralização e incentivos) e o Desenvolvimento (com aspectos de economia criativa, fomento, patrimônio, sustentabilidade e comercialização).

Conheça o plano e as metas do Plano Nacional de Cultura

A comissão organizadora da conferência, que elaborou o regimento interno, aceita novas adesões de apoio e reúne-se nesta quinta-feira (27), a partir das 19h, no Espaço dos Conselhos (na rua Petronilha Antunes, 542, Centro). Os integrantes apresentaram-se informalmente no encontro como Vânia e Rosana, do Conselho de Cultura, Cíntia, do Coletivo Cultura Jundiahy, William, da Liga das Escolas de Samba, Ângela, do Sesi Jundiaí, Carlinhos, Fabiane, Rita e Natália, da Secretaria de Cultura, e Isabel, da Coordenadoria de Conselhos e Convênios.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/25/conferencia-da-cultura-aprova-regimento-interno/