2ª Conferência de Cultura debate diretrizes na cidade

Publicada em 10/07/2013 às 19:34

A Secretaria de Cultura realiza na próxima sexta-feira (12), a partir das 20h, a abertura da 2ª Conferência de Cultura de Jundiaí. O encontro segue no sábado (13), a partir das 8h, na sala multimeios do Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva). Neste ano, o tema nacional é “Uma política de estado para a cultura: desafios do sistema nacional de cultura”.

Tércio Marinho, secretário: “Responsabilidade do poder público”

O evento vai reunir profissionais da rede municipal, entidades representativas da classe artística, grupos não governamentais e sociedade civil, para debater temas como criação e produção cultural, difusão e acesso, memória e diversidade e planejamento e gestão, trazendo, pela primeira vez, temas como a economia criativa.

“É responsabilidade do poder público realizar o debate sobre os rumos das políticas culturais da cidade. Do contrário, cria-se uma série de impedimentos, porque a conferência é uma das ferramentas para habilitar o município a estabelecer convênio estadual e federal, assim como receber recursos”, afirma o secretário de Cultura, Tércio Marinho.

Os eixos de debate serão a implementação do Sistema Municipal de Cultura (incluindo aspectos como planos territoriais), a Diversidade Cultural (incluindo da cultura digital aos conhecimentos tradicionais), a Cidadania Cultural (com descentralização e incentivos) e o Desenvolvimento (com aspectos de economia criativa, fomento, patrimônio, sustentabilidade e comercialização).

Programação
Na sexta-feira (12), a partir das 20h, acontece a abertura. No sábado (13), o evento começa às 8h, com o credenciamento para maiores de 16 anos. Ainda no período da manhã, haverá a palestra de Valério Bemfica, representante regional de São Paulo do Ministério da Cultura, que irá tratar dos temas: Sistema Nacional de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e as demandas da cidade de Jundiaí.

No período da tarde, acontecem os grupos de trabalho para apontar diretrizes municipais e, a partir das 15h, haverá a plenária para apresentação e deliberação das propostas e por fim, a eleição dos delegados para a etapa estadual.

Por Flávia Alves
Foto: Paulo Grégio

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/10/2a-conferencia-de-cultura-debate-diretrizes-na-cidade/