Exposição ‘Em Quadrados’ mostra atualidade fragmentada

Publicada em 16/10/2013 às 11:37

Uma chuva de fragmentos do cotidiano vai invadir a galeria de arte Fernanda Milani, no Teatro Polytheama, a partir deste sábado (19). Essa é a intenção da cenógrafa, iluminadora e arquiteta Marília Scarabello com a exposição “Em Quadrados”, que aborda o excesso de informação que atinge praticamente todas as pessoas nos dias atuais.

Detalhe do trabalho: exposição abre neste sábado (19)

Detalhe do trabalho: exposição abre neste sábado (19)

“Para podermos suportar esse fluxo, estabelecemos um comportamento quase mecânico, superficial, e aprendemos a ignorar parte do que vemos. Olhamos sem ver”, resume a artista sobre seu objetivo nessa mostra que está longe de ser apenas de fotografias.

A exposição tem diversos objetos ao lado das fotos da cidade, no formato quadrado que remete aos pixels da operação digital, na busca de transformar a galeria na tal chuva de fragmentos.

A abertura da exposição será neste sábado, às 10h, e segue até o dia 7 de novembro.

Marília, que também participa da elaboração de cenários da Cia. Maquinal de Teatro (como em “Os Justos”), desenvolve pesquisas voluntárias na Faculdade Mackenzie e já documentou como fotógrafa a Bienal de Veneza e a Quadrienal de Cenografia em Praga.

“Nunca tivemos uma época na história em que a captação e o compartilhamento de imagens tivessem uma abrangência como a que estamos vivendo. A exposição propõe pensar um pouco mais sobre isso, a partir da própria cidade”, afirma.

A galeria, da Secretaria Municipal de Cultura, fica na rua Barão de Jundiaí, nº 176.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/16/exposicao-em-quadrados-mostra-atualidade-fragmentada/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original