Galeria sedia exposição ‘Vultos do Não se Pode’

Publicada em 18/02/2014 às 11:44

O que a mulher ainda não pode fazer na sociedade de hoje? Esta pergunta é o fio condutor da exposição “Vultos do Não se Pode”, da artista plástica mineira Alessandra Cunha, que será aberta neste sábado (22), às 10h30, na Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, anexa ao Teatro Polytheama, com entrada gratuita.

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS OFICINAS CULTURAIS GRATUITAS

Obras de Alessandra ficarão expostas até 13 de março

Obras de Alessandra ficarão expostas até 13 de março

Inspirada na lendária figura “Não se Pode” – que saía todas as madrugadas pelas ruas de Teresina, capital do Piauí, em uma época em que as mulheres não saiam sozinhas – Alessandra criou a mostra, composta de nove ilustrações feitas em serigrafia.

Em uma viagem a trabalho, a artista conheceu a personagem, muito presente no imaginário popular da capital do Piauí. Conta a lenda que quando via um homem na calçada, “Não se Pode”, como ficou conhecida, pedia-lhe um cigarro e acendia se esticando para alcançar o fogo do poste de iluminação pública. E se o homem tentasse conversar, a dama saía correndo e gritando: “Não se pode! Não se pode!”

“O carinho que todos têm por esta dama me comoveu e despertou uma curiosidade sobre como teria vivido esta mulher, que tinha a mesma idade que tenho agora, mas em um período de domínio machista. E se fosse eu, suportaria um ou vários ‘não se pode’? O que uma mulher com idade entre 30 e 40 anos não pode fazer? O que uma mulher não pode fazer durante toda a vida?”, indaga a artista.

A história ganhou um toque contemporâneo nas ilustrações de Alessandra. O resultado final foi uma mistura de fotografias e edifícios da cidade de Ouro Preto (MG), com camadas de tinta acrílica, criando texturas e contrastes, que pode ser conferida na exposição que vai até o dia 13 de março.

A Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro, anexa ao Teatro Polytheama. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.

Workshop
Alessandra Cunha é de Minas Gerais, formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia. Suas obras já foram expostas em diversos salões de arte do Brasil, além de exposições na Espanha e Itália.

No dia 14 de março, a artista ministrará o workshop “O contraste traz o equilíbrio a composição”. No encontro, na própria galeria de artes, ela irá apresentar as diversas técnicas que podem ser usadas na criação da serigrafia, as formas de criação de contrastes e texturas numa obra.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/18/galeria-sedia-exposicao-vultos-do-nao-se-pode/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original