Revitalização do Complexo Fepasa vai começar pelo entorno

Publicada em 25/04/2014 às 19:22

Uma reunião técnica foi realizada nesta sexta-feira (25) para discutir o cronograma de obras de recuperação do Complexo Fepasa, que terá início com a drenagem e pavimentação da ala sul. O projeto, apresentado pelo arquiteto Pedro Taddei e já aprovado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional), contempla as obras de drenagem, pavimentação e paisagismo do entorno do complexo.

Para o secretário de Cultura, Tércio Marinho, trata-se de um passo importante na história do complexo. “As obras terão início pelo entorno da ala sul, que já dispõe de recurso financeiro. O próximo passo é buscar verbas para dar continuidade ao projeto de revitalização e transformar o complexo em um Centro Cultural.”

Reunião contou com representantes de várias secretarias

Reunião contou com representantes de várias secretarias

Aprovado pelo Iphan em 2012, o projeto de recuperação do entorno está sendo retomado pela administração do prefeito Pedro Bigardi, que assumiu o compromisso de restaurar o Complexo Fepasa e criar no espaço um Centro Cultural, com teatro, salas de ensaio, espaço para exposições e centro de convivência.

Especializado em patrimônio, o arquiteto Pedro Taddei conta que acompanhou o processo de tombamento do Complexo Fepasa e destaca a importância da revitalização do espaço – que conta com área total de 110 mil m² e 40 mil m² de área construída. “O Complexo Fepasa é o maior conjunto histórico ferroviário íntegro no Brasil, com um representatividade enorme em nível nacional. Para o município, a recuperação significa devolver ao público um patrimônio revitalizado.”

A próxima fase inclui a elaboração de projeto para a recuperação interna e externa de todo o complexo, que inclui restauro de fachadas e caixilhos das portas e janelas, recomposição do telhado e reforma das instalações elétricas.

Viviane Rodrigues
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/04/25/revitalizacao-do-complexo-fepasa-vai-comecar-pelo-entorno/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original