Romaria Diocesana: Cem anos de história no Parque da Uva

Publicada em 26/04/2014 às 21:02

Como parte das comemorações dos 100 anos da Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí, foi aberto neste sábado, no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva, o Show do Centenário. A principal atração é o cantor Sérgio Reis, que se apresenta na noite deste sábado (26). Na cerimônia de abertura, que contou com a presença dos romeiros, o secretário de Cultura, Tércio Marinho, destacou a importância da romaria – que conquistou recentemente o registro de patrimônio imaterial concedido pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) de Jundiaí.

Secretário Tércio Marinho fala na cerimônia de abertura

“A romaria é um exercício de resistência do povo brasileiro, um grande legado. É por meio de exemplos como este que mantemos viva a cultura. E o governo Pedro Bigardi está comprometido com a característica mais marcante deste segmento, que é o DNA do povo brasileiro. É nosso compromisso preservar esta identidade, neste sentido, o registro da romaria como patrimônio imaterial é um passo a mais para perpetuar a nossa identidade”, disse o secretário.

Para o diretor da Associação dos Romeiros de Jundiaí, Geraldo Vendrame, é preciso manter viva a tradição da romaria. “É uma peregrinação de mais de 100 anos que deve ser valorizada e passada de pai para filho”.

O romeiro Jurandir Cunha, de 82 anos, é um exemplo de resistência e tradição. Há 70 anos ele participa da Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí. “Fui a primeira vez com meu pai, aos 11 anos, e nunca mais deixei de ir. Hoje, meus filhos, netos e bisnetos também participam da romaria, que para mim é sagrada. Chegar aos pés do Bom Jesus e alcançar a graça é uma das maiores satisfações da minha vida”, afirma.

Seu Jurandir, que participa da romaria a cavalo, diz que este ano será especial em função do centenário. “Eu nunca pensei que ia alcançar o centenário da romaria”, revela.

Exposições e praça de alimentação no local

Programação

A cerimônia de abertura prosseguiu com a bênção das imagens pelo padre João Batista de Carvalho e apresentação da Banda São João Batista. A programação prosseguiu com Samba de Bumbo Rural de Pirapora e Grupo Araúna. Além dos show musicais, o evento conta com uma exposição de imagens e peças alusivas à romaria. A praça de alimentação também é destaque no evento.

O Show do Centenário continua neste domingo (27), no Parque da Uva, com apresentações de Corvo Campeiro (13h), Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira (15h), dupla Luiz Carreiro & Geovane (16h30) e Orquestra de Violeiros Terra da Uva (18h30). A entrada é gratuita.

Viviane Rodrigues
Fotos: Cleber de Almeida

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/04/26/romaria-diocesana-cem-anos-de-historia-no-parque-da-uva/
Leia mais sobre