Jundiaí adere à rede internacional e quer receber centro cultural

Publicada em 13/05/2014 às 18:54

Jundiaí marcou presença no 13° Encontro da Rede do Festival Cultural Sete Sóis Sete Luas (SSSL), realizado nos dias 28, 29 e 30 de abril, na cidade de Gaeta, na Itália. Convidado para participar do evento, o secretário de Cultura da Prefeitura de Jundiaí, Tércio Marinho, apresentou a cidade e as ações realizadas no município à delegação dos 13 países participantes. O encontro resultou na assinatura do protocolo de adesão de Jundiaí à Rede do Festival SSSL, considerado o maior intercâmbio cultural do mundo.

Tércio e Marco Abodanzza: assinatura do termo

Tércio e Marco Abodanzza: assinatura do termo

Na apresentação, Tércio Marinho ressaltou a política cultural desenvolvida na cidade, fato que despertou o interesse da diretoria em implementar um centro cultural no Brasil.

“A diretoria considerou a política cultural adotada pelo governo Pedro Bigardi muito semelhante às ações desenvolvidas por diversos países na Europa e, principalmente, está alinhada com os objetivos do Rede Sete Sóis Sete Luas”, explica o secretário, que teve a oportunidade de conhecer o Centro Cultural Sete Sóis Sete Luas, em Pontedera (Itália).

Além da política cultural, a estrutura e a localização tornam Jundiaí uma forte candidata a receber o centro cultural SSSL. O Complexo Fepasa foi apresentado como espaço com condições para abrigar o centro. Segundo Tércio, o próximo passo é a vinda do diretor do festival, Marco Abodanzza, para conhecer o espaço e formalizar o interesse da rede em implantar o centro cultural na cidade.

Jundiaí passa a fazer parte do intercâmbio cultural que conta com a participação de 13 países. “A rede permite que sejam selecionados artistas de Jundiaí para se apresentarem nas intervenções promovidas pelo festival. Da mesma forma, a cidade recebe artistas de outros países. A expectativa é que Jundiaí receba a primeira intervenção cultural ainda este ano”, informa o secretário.

Rede
Participaram do encontro na Itália cidades e instituições dos 13 países que compõem a rede cultural Sete Sóis Sete Luas: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos, Portugal, Romênia e Tunísia. Representando o Brasil, além de Jundiaí, também estavam os municípios cearenses de Aquirraz e Pacatuba.

O convite para Jundiaí participar do encontro partiu do artista plástico e músico Ca Cau, em visita ao secretário Tércio Marinho. O artista participa do Festival SSSL e é diretor do Instituto Travessia, responsável pelas ações da rede internacional no Estado São Paulo.

O Festival Sete Sóis Sete Luas acontece de forma itinerante nos países que integram a rede, com atrações musicais, exposição de artes plásticas e eventos gastronômicos, com entrada gratuita ao público.

Secretário apresentou Jundiaí para 13 países

Secretário apresentou Jundiaí para 13 países

Viviane Rodrigues
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/13/jundiai-adere-a-rede-internacional-e-quer-receber-centro-cultural/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original