Programação completa da exposição VI(VER)

Publicada em 07/05/2014 às 19:18

Abertura – 10/5, às 10h
Encontro aberto entre os artistas e o público
Bate-papo informal com os artistas e coordenadores do projeto

Performance – Além da linha
A criadora-intérprete Odete Machado, realiza durante a abertura da mostra, performance que explora interfaces entre as linguagens gráficas e o desenho corporal projetado no espaço.

Atividades socioeducativas gratuitas

Visitas Mediadas- Painel Tátil
Realizada pela ação educativa do Museu, a visita mediada contará com um painel de matrizes (de xilogravura, gravura em metal, stencil, entre outros) e estampas (cópias tiradas a partir das matrizes) em relevo, que poderão ser tocadas. A partir das sensações originadas da fruição tátil, os mediadores introduzirão noções sobre os diversos processos de gravação e diferentes abordagens gráficas presentes nos trabalhos expostos. A atividade é aberta ao público em geral e deve ser agendada.

Ciclo de Oficinas e Debates: Acessibilidade e Cultura

Oficina: experiências gráficas em relevo
Lúcia Neto – Artista visual, psicóloga e educadora, é coordenadora do projeto VI(VER) diálogo gráfico. A oficina é dirigida aos interessados com algum tipo de deficiência, inclusive visual. O trabalho começa com um convite à fruição do painel tátil da mostra e descrição de algumas obras expostas. A partir dessa sensibilização, os participantes serão convidados a criar trabalhos pessoais em três técnicas distintas. Cada técnica será apresentada em um módulo da oficina: Módulo 1 – frotagem; Módulo 2 – colagravura; Módulo 3 – desenho em relevo. A atividade e todo material são gratuitos.
Quando: quintas e sextas feiras, entre 15 de maio e 13 de junho

Oficina de desenho: da pena ao tablet
Paulo PT Barreto – Professor de desenho e gravura da Faculdade Senac, São Paulo, é mestre e doutor em artes visuais pela ECA USP e um dos curadores da mostra VI(VER) diálogo gráfico.
A oficina introduz questões referentes à relação entre as ferramentas tradicionais de desenho e a ferramenta digital, de natureza indireta, que abre campo à reprodutibilidade da imagem, aproximando o desenho da gravura enquanto gerador de matriz e promovendo assim um rico hibridismo. No primeiro encontro será focado o desenho a pena e nanquim. No segundo, os frequentadores terão a opção de utilizar tablets e smartphones como ferramenta de desenho. A atividade e o material de desenho são gratuitos. Os participantes poderão levar tablets ou smartphones como material optativo.

Quando: dia 7 de julho, entre 10h e 13h e 14h e 17h

Debate: acessibilidade e cultura
Reúne artistas, curadores, produtores e entidades que representam segmentos de público com necessidades especiais. O foco do debate será a acessibilidade a equipamentos culturais, formas de ampliá-la e universalizá-la
Local: Auditório do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí
Quando: 13 de julho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/07/programacao-completa-da-semana-de-museus/
Leia mais sobre