Semana de Museus tem programação especial

Publicada em 05/05/2014 às 16:44

Com o tema “Museus: as coleções criam conexões”, a Semana Nacional de Museus será comemorada em Jundiaí de 10 a 18 de maio com uma programação especial e gratuita. Os eventos serão realizados no Museu Histórico e Cultura de Jundiaí – Solar do Barão, Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e Museu da Cia. Paulista.

Confira a programação completa da Semana de Museus

Pinacoteca receberá o simpósio “Patrimônio e Museus” no dia 14

Pinacoteca receberá o simpósio “Patrimônio e Museus” no dia 14

A iniciativa é promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em parceria com a Secretaria de Cultura. Instituições de todo o Brasil participam da ação, que tem como objetivo comemorar o Dia Internacional do Museu (18 de maio) e promover a importância e preservação dos acervos históricos do país.

“É uma forma de difusão do nosso acervo, de criar na população a ideia da educação patrimonial, a análise crítica, além de propagar a importância da salvaguarda da memória da cidade”, comenta o diretor do Museu, Jean Camoleze.

Está programado um ônibus cultura para a abertura do evento, com saída no dia 10, às 9h, no Museu da Cia. Paulista, que fará um roteiro cultural, passando pelos espaços museológicos de Jundiaí.

No período de 10 de maio a 4 de agosto ocorrem as exposições “Operários mãos à obra – O início da industrialização de Jundiaí”, no Solar do Barão, e “Olhares de Diógenes – Aquarelas, pinturas e memórias”, na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes. De 10 a 17 de maio, o Museu da Cia. Paulista recebe a exposição “Do cultivo das videiras à nascença das memórias dos agricultores”. Também estão programados simpósios e shows musicais.

“O interessante é que neste ano as exposições dos prédios são interligadas, todas têm conexões sobre o contexto histórico da cidade”, enfatiza Jean.

Mais informações pelo telefone (11) 4522-4722.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/05/semana-de-museus-tem-programacao-especial/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original