Crianças descobrem o universo do futebol no Solar

Publicada em 18/07/2014 às 18:42

A sexta-feira (18) foi um dia diferente e de muito conhecimento para 36 crianças, de 9 até 13 anos, que fazem aula de futebol na escolinha da Prefeitura de Jundiaí no centro esportivo José de Marchi, no bairro Novo Horizonte. Por meio do programa “Torcendo por Jundiaí”, desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Lazer, eles foram levados para visitar exposição “Futebol Amador, Uma Paixão Sem Classes”, organizada pela Secretaria de Cultura, por meio do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão e aproveitaram para conhecer todo o acervo histórico do Museu.

O secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, acompanhou a visita. “O projeto ‘Torcendo por Jundiaí’ é muito legal porque, além de levar crianças para acompanhar nossas equipes, também dá oportunidade para que elas conheçam lugares que nunca tinham ido, como o Museu. Esse acréscimo cultural é importante”, disse Cristiano.

As crianças curtiram a visita. “Já passei na frente, mas nunca tinha entrado no Museu. Achei bem legal conhecer a história e a exposição do futebol amador. O que mais gostei foi ver a chuteira que eles usavam antigamente”, disse José Pedro Jota dos Santos, de 12 anos.

Já Diego Ricardo de Lima Barbosa, de 12 anos, gostou de acompanhar os gols do Amador e ver as fotos antigas. “É tudo bem diferente de hoje. Gostei da visita e pretendo voltar sempre.”

Segundo o educador esportivo, Walter Mendes, as crianças estavam ansiosas para a visita. “Muito legal essa iniciativa, que serve para ampliar o conhecimento deles. Sempre falo para eles que antes de jogar bola o mais importante é a educação.”

A socióloga e educadora Creusa Claudino também acompanhou as crianças. “Por causa do futebol, eles puderam vir aqui hoje. Isso é muito legal. Além do futebol, eles puderam conhecer Jundiaí em diferentes épocas e ver como a cidade cresceu de uma forma lúdica.”

Crianças acompanharam os gols dos times do Campeonato Amadorf

Exposição
“Futebol Amador, Uma Paixão Sem Classes” fica em exposição até o dia 26 de julho, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Aos sábados, o horário é das 9h às 13h. A entrada é gratuita. O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro.

“Torcendo por Jundiaí”
O programa começou ano passado e está na oitava ação e já levou crianças ao Arena Cross, a partidas de handebol e vôlei, conhecer o estádio Jayme Cintra e a jogos do Paulista.

Fábio Frattini Manzini
Foto: Dorival Pinheiro Filho

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/18/criancas-descobrem-o-universo-do-futebol-no-solar-do-barao/
Leia mais sobre ,