Destaque do Paulista relembra os tempos de amador no Solar

Publicada em 02/07/2014 às 15:13

Revelado no futebol amador de Jundiaí, o meia-atacante Érik Mamadeira, 22 anos, visitou na manhã desta quarta-feira (2) a exposição ‘Futebol Amador, Uma Paixão Sem Classes’, organizada pela Secretaria de Cultura, por meio do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí “Solar do Barão”.

MAIS
Museu da Companhia Paulista recebe exposição sobre fazendas de café

Mamadeira conheceu histórias do futebol da cidade

Mamadeira jogou 4 anos no Campeonato Amador de Jundiaí – uma temporada pelo Vila Marlene e três pelo Jamaica, com 30 gols marcados neste período. Em 2012, ele conquistou o título da Primeira Divisão, inclusive, com a camisa do Jamaica.

Por conta dessas apresentações, Mamadeira chamou a atenção e foi para o Paulista, ano passado. Em 2014, o meia-atacante disputou os últimos cinco jogos do Paulista no Campeonato Estadual e marcou um gol. Apesar do rebaixamento do time, as atuações foram elogiadas e Mamadeira permanece na equipe. Neste segundo semestre, ela será um dos destaques da equipe na disputa da Copa Paulista – o início estava previsto após a realização da Copa do Mundo.

Na exposição, Mamadeira relembrou os tempos que atuava nos centros esportivos e pôde conhecer um pouco da história do esporte na cidade por meio das fotos – são 16 imagens, a maioria do século 20, e oito painéis para contextualizar a temática da mostra. Além disso, por meio da parceria com a TV Educativa (TVE), estão sendo exibidos grandes gols da história do campeonato na cidade.

O secretário de Cultura, Tercio Marinho e Alexandre Oliveira, pesquisador da exposição acompanharam Mamadeira durante a visita.

“Fiquei muito feliz em acompanhar esta exposição e conhecer um pouco mais da história do futebol amador, onde comecei (a carreira). Gostei de ver os uniformes antigos, os troféus, os gols e algumas fotos. Esta exposição valoriza o futebol e a história de Jundiaí. Tem muitos talentos no Amador.”, explicou o jogador.

História
Sempre atento, o atleta do Paulista acompanhou as explicações de Alexandre Oliveira. “Muito legal saber que um dos primeiros jogadores negros de futebol (Miguel do Carmo) nasceu em Jundiaí e que o Paulista é um dos maiores ganhadores do Amador”, afirmou.

O secretário Tércio Marinho destacou que este intercâmbio com o Paulista acontecerá sempre. “Vamos convidar os jogadores da categoria de base do clube para vir aqui e faremos outras ações junto com o Paulista como levar os jogadores ao teatro.”

A ideia de montar a exposição, segundo Alexandre, foi do diretor do Museu, Jean Camoleze, que é o organizador do trabalho. “Aproveitamos a Copa do Mundo para falar e valorizar o esporte que acontece há tanto tempo em Jundiaí”, explicou Alexandre Oliveira.

Tércio Marinho, Alexandre Oliveira e o atleta

Visitas
A visitação acontece até o dia 26 de julho. A exposição pode ser conferida de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Aos sábados, o horário é das 9h às 13h. A entrada é gratuita. O Museu Histórico e Cultural ‘Solar do Barão’ fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro.

Depois do dia 26 de julho, Alexandre revelou que a exposição será levada para os centros esportivos. “Foi uma ideia do Emerson Leite, diretor de Comunicação Social da Prefeitura. Vamos fazer uma exposição itinerante pela cidade”, afirmou.

Além de Alexandre, também se envolveram na pesquisa Creusa Claudino, Jean Camoleze, José Vitório Joly Girardo (Major), Juliana Mota, Marco Antonio Cunha e Shari Almeida. A montagem tem participação de Benedito Mauro Massimo e Lafaete Antonio Fernandes. A mostra contou ainda com colaboradores como Luiz Antonio de Oliveira (Cobrinha), Alexandre T. Do Amaral (Boina), Emerson Leite, Fábio Frattini Manzini, Thiago Godinho, Thiago Batista de Olim e Antonio de Oliveira. O apoio é do Paulista FC e TVE Jundiaí.

Fábio Frattini Manzini
Fotos: Cleber de Almeida

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/02/destaque-do-paulista-relembra-os-tempos-de-amador-no-solar-do-barao/
Leia mais sobre