Moradoras do São Camilo fazem ‘viagem no tempo’

Publicada em 15/07/2014 às 18:52

Criado por agentes comunitárias de Saúde da UBS Jardim São Camilo, em Jundiaí, o projeto “Eu Sou a Melhor Idade” esteve nesta terça-feira (15) no Centro de Cultura Jorosil, que abriga a Pinacoteca Municipal. A iniciativa, uma cooperação da Secretaria de Saúde com a Secretaria de Cultura, contou com a participação de moradoras daquele bairro, que tiveram contato com desenhos do pintor Diógenes Duarte Paes.

Ações da Saúde reduzem filas de espera em mais de 90%

As obras, que mostram tipos populares de Jundiaí nas décadas de 1920 e 1930, encantaram as visitantes. “Moro há 40 anos na cidade e ainda não tinha visto. É muito bom”, comentou Aparecida Soares da Silva. “Não imaginei que fosse tão interativo”, comentou Regiane Oliveira, sobre a valorização da experiência dos idosos, que gerou até uma roda de conversa sobre o uso do ferro de passar, da chaleira, da bandeira da festa do Divino ou do chapéu de palha que eram parte da época e integram o ambiente da exposição.

Pinturas e esculturas inspiram visitantes na Pinacoteca

A socióloga Creusa Claudino, que monitorou o grupo, também marcou a receptividade do local com brincadeiras como encontrar “a obra de arte onde havia um ferro de passar roupa abastecido a carvão” com um exemplar antigo também exposto. Para pessoas como Maria Dolores de Jesus Bento, esse material era “comum antigamente” e havia “técnicas adequadas” para o uso.

O trabalho de Diógenes, considerado um dos maiores artistas da cidade, equilibrou-se com os objetivos do projeto. “Ele registrava tipos populares em aquarela, que ainda hoje parecem familiares para todos nós como aquela cidade mais rural e interiorana”, lembrou Creusa, ao mostrar uma fotografia do artista, com pinturas no acervo do Clube Jundiaiense, em evento no Clube 28 de Setembro – que ele também frequentava.

Até mesmo o médico cubano Edelangel Carraza, que atua no Jardim São Camilo, destacou a experiência positiva. “O bem estar social é parte da saúde básica. Fico satisfeito ao conhecer projetos assim”, afirmou. De acordo com a agente Daniela Camargo, a ação – lançada neste ano – terá continuidade.

Maria Dolores de Jesus Bento: lembranças

Iniciativa
Outras salas, onde estavam obras como a escultura em bronze chamada “Menino Tocando Flauta”, de Tereza D´Amico (doada em 1966 ao museu pelo Serviço de Fiscalização Artística do Estado), também despertaram muitas conversas e risadas.

A Pinacoteca, assim como o Centro de Memória e o Solar do Barão, é uma das partes do Museu Histórico. Por outro lado, o projeto da UBS São Camilo é apenas uma das diversas iniciativas da Secretaria de Saúde nos bairros que devem ficar mais visíveis na Semana do Idoso, em setembro.

“Para muitas pessoas, esse tipo de trabalho é uma inspiração”, comentou Elaine Rusnak, integrante do projeto Fotografia, Arte & Memória que registrava a visita e destacava o início do curso de agentes de desenvolvimento local, organizado pela Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), também na noite desta terça-feira no bairro.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/15/moradoras-do-sao-camilo-fazem-viagem-no-tempo/
Leia mais sobre ,