Parque da Uva está renovado para sua maior festa

Publicada em 16/01/2015 às 16:10

Em uma vistoria realizada nesta sexta-feira (16) no Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari, que a partir da próxima semana sedia uma das maiores e mais tradicionais festas do País, o prefeito Pedro Bigardi destacou os esforços que resgataram a essência desse evento nos últimos anos. A estimativa deste ano é de que a 32ª Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos de Jundiaí reúna 150 mil visitantes entre 22 de janeiro e 8 de fevereiro.

“É bastante visível o avanço de estrutura da festa desde 2013, quando voltou a contar com esse formato comunitário e passou a ser anual”, observou Bigardi.

CONFIRA AS FOTOS DA CORTE DA FESTA DA UVA 2015

Jundiaí assume secretaria executiva do Circuito das Frutas
Com 140 atrações, Festa da Uva garante diversão e cultura

O prefeito conferiu de perto os últimos preparativos para a festa

Mais de mil pessoas, entre profissionais e voluntários, estarão envolvidas diretamente na parte operacional da festa. São 160 expositores distribuídos pelo evento e mais de 140 atrações artísticas locais vão garantir a qualidade da festa para todos os gostos.

Os três pavilhões, que funcionam de forma integrada, estão recebendo desde casas cenográficas e exposições de fotos voltadas tanto para a uva e para a história de 80 anos dessa festa até a “vila das adegas familiares” e diversas outras surpresas aos visitantes, como as pinturas feitas com vinho.

Além dos dois coretos e do palco externo na área que também vai receber caravanas de cavaleiros, tratores, motocicletas e carros antigos, o parque conta com tendas dos artesãos do programa “Jundiaí Feito à Mão” e dos produtos do programa Empório Jundiaí, além de atrações levadas por entidades beneficentes em diversos pontos.

Existem áreas específicas para a minifazendinha e para os brinquedos infláveis do Espaço Criança. Esses espaços recebem atrações culturais fixas ou itinerantes ao longo dos dias de festa. O maior espaço coberto, entretanto, reúne as atrações de gastronomia do Degusta Jundiaí com as atrações das cozinhas levadas por comunidades ou festas tradicionais dos bairros de Jundiaí.

Uma novidade recente é também o espaço de estacionamento criado entre o Parque da Uva e o Centro Esportivo Dr. Nicolino de Lucca (Bolão), oferecendo uma alternativa adicional para os visitantes.

Evento contará com diversas novidades neste ano

Expansão
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, destaca da importância da uva na história e na identidade da cidade. O foco não está mais na quantidade produzida no município, mas no fato de que o local abrigou o surgimento da variedade da uva niagara rosada, hoje espalhadas por todo o País. “É isso que nos tornou conhecidos como a Terra da Uva”, afirma Brunholi.

A Corte da Uva, que é uma espécie de rosto oficial da festa para todos os visitantes, também está pronta para levar os visitantes ao mundo rural. Com detalhes sobre o modo de tocar nos cachos ainda na videira ou sobre as podas que permitem cultivar uma segunda safra no ano, a rainha e princesas lembram que os portugueses já trouxeram o gosto pela uva e pelo vinho no século 17, mas o surgimento da variedade rosada teve o protagonismo italiano.

Mas foram jundiaienses de todas as origens que levaram o cultivo da uva para o interior paulista, para estados vizinhos e até para novas frentes de produção.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio

Assista à reportagem da TVE Jundiaí

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/16/parque-da-uva-esta-renovado-para-sua-maior-festa/