Parque da Uva está renovado para sua maior festa

Publicada em 16/01/2015 às 16:10

Em uma vistoria realizada nesta sexta-feira (16) no Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari, que a partir da próxima semana sedia uma das maiores e mais tradicionais festas do País, o prefeito Pedro Bigardi destacou os esforços que resgataram a essência desse evento nos últimos anos. A estimativa deste ano é de que a 32ª Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos de Jundiaí reúna 150 mil visitantes entre 22 de janeiro e 8 de fevereiro.

“É bastante visível o avanço de estrutura da festa desde 2013, quando voltou a contar com esse formato comunitário e passou a ser anual”, observou Bigardi.

CONFIRA AS FOTOS DA CORTE DA FESTA DA UVA 2015

LEIA TAMBÉM
Jundiaí assume secretaria executiva do Circuito das Frutas
Com 140 atrações, Festa da Uva garante diversão e cultura

O prefeito conferiu de perto os últimos preparativos para a festa

O prefeito conferiu de perto os últimos preparativos para a festa

Mais de mil pessoas, entre profissionais e voluntários, estarão envolvidas diretamente na parte operacional da festa. São 160 expositores distribuídos pelo evento e mais de 140 atrações artísticas locais vão garantir a qualidade da festa para todos os gostos.

Os três pavilhões, que funcionam de forma integrada, estão recebendo desde casas cenográficas e exposições de fotos voltadas tanto para a uva e para a história de 80 anos dessa festa até a “vila das adegas familiares” e diversas outras surpresas aos visitantes, como as pinturas feitas com vinho.

Além dos dois coretos e do palco externo na área que também vai receber caravanas de cavaleiros, tratores, motocicletas e carros antigos, o parque conta com tendas dos artesãos do programa “Jundiaí Feito à Mão” e dos produtos do programa Empório Jundiaí, além de atrações levadas por entidades beneficentes em diversos pontos.

Existem áreas específicas para a minifazendinha e para os brinquedos infláveis do Espaço Criança. Esses espaços recebem atrações culturais fixas ou itinerantes ao longo dos dias de festa. O maior espaço coberto, entretanto, reúne as atrações de gastronomia do Degusta Jundiaí com as atrações das cozinhas levadas por comunidades ou festas tradicionais dos bairros de Jundiaí.

Uma novidade recente é também o espaço de estacionamento criado entre o Parque da Uva e o Centro Esportivo Dr. Nicolino de Lucca (Bolão), oferecendo uma alternativa adicional para os visitantes.

Evento contará com diversas novidades neste ano

Evento contará com diversas novidades neste ano

Expansão
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, destaca da importância da uva na história e na identidade da cidade. O foco não está mais na quantidade produzida no município, mas no fato de que o local abrigou o surgimento da variedade da uva niagara rosada, hoje espalhadas por todo o País. “É isso que nos tornou conhecidos como a Terra da Uva”, afirma Brunholi.

A Corte da Uva, que é uma espécie de rosto oficial da festa para todos os visitantes, também está pronta para levar os visitantes ao mundo rural. Com detalhes sobre o modo de tocar nos cachos ainda na videira ou sobre as podas que permitem cultivar uma segunda safra no ano, a rainha e princesas lembram que os portugueses já trouxeram o gosto pela uva e pelo vinho no século 17, mas o surgimento da variedade rosada teve o protagonismo italiano.

Mas foram jundiaienses de todas as origens que levaram o cultivo da uva para o interior paulista, para estados vizinhos e até para novas frentes de produção.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio

Assista à reportagem da TVE Jundiaí
http://youtu.be/fZcz1tQAzkg


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/16/parque-da-uva-esta-renovado-para-sua-maior-festa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original