‘Canteiro de Obras’ abre temporada 2015 na Galeria de Arte

Publicada em 31/03/2015 às 17:06

Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, anexa ao Teatro Polytheama, retoma as exposições na terça-feira (7), com entrada gratuita. A abertura será às 19h, com a exposição “Canteiro de Obras”, do artista jundiaiense Andrey Zignnatto.

Foram selecionados para a temporada 2015 nove projetos, dos quais quatro são de artistas jundiaienses. Participaram do edital projetos dos segmentos de pintura, gravura, escultura, instalação, desenho e fotografia. Os demais artistas são quatro de São Paulo e um do Rio de Janeiro.

Oficina ‘Imagem e web’ está com inscrições abertas
Museu Histórico e Cultural: espaço de inclusão sociocultural
‘Mockinpó’ é atração gratuita no Polytheama nesta quinta (2)
Estação Juventude: Coordenadoria apresenta Guia Intersetorial

Andrey Zignnatto abre a temporada com 'Canteiro de Obras'

Andrey Zignnatto abre a temporada com ‘Canteiro de Obras’

A seleção foi feita por um corpo de jurados especializados, formado por Milene Chiovatto, Augusto Sampaio e Paulo de Tarso Cheida Sans. Em dezembro de 2014 foi lançado um edital para seleção dos projetos de exposição. No dia 27 de fevereiro houve a publicação dos selecionados. O período das exposições, que não são simultâneas, será de 21 dias, começando sempre uma nova exposição na primeira terça-feira de cada mês.

Heloísa Oliveira, diretora dos Teatros, conta que a Secretaria de Cultura recebeu 47 projetos e nove foram selecionados pelos jurados. Os critérios avaliados, segundo Heloísa, foram a contribuição ao enriquecimento sociocultural da comunidade; técnica, coerência, relevância do projeto (proposta da exposição) e currículo do artista; texto de apresentação da exposição; adequação do projeto ao espaço físico disponível.

Canteiro de Obras
“É grande a expectativa com essa exposição, pois são obras inéditas, recém-criadas, produzidas a partir do segundo semestre de 2014. É o primeiro momento onde essas obras serão vistas no espaço expositivo, fora do ateliê, inicialmente para o público local e regional, antes das mostras de âmbito nacional e internacional”, comenta o artista plástico Andrey Zignnatto, de 34 anos, natural de Jundiaí.

Os trabalhos, segundo ele, apresentam elementos novos, tanto conceitualmente quanto formalmente. Em três dos trabalhos apresentados na exposição, cada qual é formado por um agrupamento de 25 pequenas telas, que juntas formam uma área maior, utilizada como superfície de apoio para a produção do cimento aplicado na reforma do ateliê do artista. “É uma espécie de pintura/não pintura. Ao invés de utilizar o processo tradicional de pintura sobre tela, estas agora apresentam o gestual do pedreiro, e não do pintor”, relata o artista.

Workshop
A abertura da temporada é marcada também com o workshop ministrado pelo artista. A Oficina de Criação em Desenho será realizada na quarta-feira (8), das 9h30 às 11h30, com 15 vagas, na sala de oficinas culturais da Casa da Cultura de Jundiaí. Essa oficina, ressalta Heloísa, busca desenvolver no aluno uma poética artística pessoal, através da apresentação de procedimentos contemporâneos para a produção de trabalhos artísticos, em específico, o desenho.

Em relação ao workshop, Andrey comenta que Jundiaí tem raízes nas tradições relacionadas à arte acadêmica e modernista. Ele avalia que mesmo com a arte contemporânea tendo surgido há um século, em Jundiaí isso ainda é muito recente.

“Daremos ênfase à arte contemporânea. A ideia com a oficina é trazer o desenho de forma que não fique preso às tradições da arte acadêmica. Com isso, espero que os alunos consigam expandir o que for passado para uma visão mais ampla, não apenas como representação da realidade, mostrando que existe um potencial do desenho que vai além”, explica o artista plástico.

Confira a programação:
De 7 a 27 de abril Canteiro de Obras, de Andrey Zignnatto;
De 5 a 25 de maio Comportamento de Risco, de Tchelo;
De 2 a 22 de junhoCorpus in Chronos, de Marco Antonio Scarelli;
De 7 a 27 de julhoColagens Musicais, de André de Miranda;
De 4 a 24 de agostoPaisagem Dominada, de Alexandra Urgern-Sternberg;
De 1 a 21 de setembroInverine, de Gustavo Torrezan;
De 6 a 26 de outubro Origami, de Daniele Shirozono;
De 3 a 23 de novembroSuperfícies, de Fábio Leão;
De 1 a 21 de dezembro Segue o Vento, de Pedro Amora.

A Galeria
O horário de funcionamento da Galeria é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e de sábado, das 9h às 13h. A entrada é franca e não há necessidade de agendamento.

Foto: Divulgação

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/31/canteiro-de-obras-abre-temporada-2015-na-galeria-de-arte/