Exposição leva cultura oriental à Galeria Fernanda Milani

Publicada em 28/09/2015 às 15:14

A Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani recebe a nova exposição “Origami”, da artista plástica Daniele Shirozono, no dia 6 de outubro, às 19h, com entrada gratuita. Dentre o material expositivo, cerca de 110 peças que retratam o papel vincado, resultado tridimensional da dobradura japonesa, serão apresentadas ao público.

LEIA TAMBÉM
Polytheama terá programação para Semana da Criança
Parceria entre Cultura e Esef proporciona curso gratuito em outubro

Artista vai expor cerca de 110 peças

Artista vai expor cerca de 110 peças

Shirozono expõe seu trabalho pela primeira vez na cidade em que vive há quase 20 anos. “Os artistas da nossa região estão cada vez mais ganhando espaço como este e podendo explorar as potencialidades de seus trabalhos, o que é um ganho muito grande para a cidade. É uma alegria poder apresentar meus trabalhos pela primeira vez aqui”, comenta.

Natural de Viçosa, Minas Gerais, a artista é graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas, onde iniciou sua pesquisa sobre o papel. Faz parte do “Coletivo Informe” que desenvolveu o projeto “Faltou Dizer” na segunda edição do Bolsa Aluno-artista Sae/Unicamp. Em 2014 participou da curadoria da segunda Mostra Livre de Artes Visuais do 15º Festival do Instituto de Artes da Unicamp.

Parte do trabalho de Shirozono, série "Passo a Passo"

Parte do trabalho de Shirozono, série “Passo a Passo”

A exposição
Na mostra, a artista levará seu trabalho dividido em duas partes. “Serão apresentadas duas séries em ponta seca sobre papel. A primeira, chamada ‘Composições’, contém de 45 cm x 45 cm, e a segunda, ‘Passo-a-passo’, 96 pequenas peças de 10 cm x 10 cm”, disse Daniele. “Elas dialogam sobre a estética geométrica”, completou.

Com finalidade de abrir discussão entre a desconstrução do processo da dobradura dos origamis e a etapa final da tridimensionalidade da arte, Shirozono esclarece. “Os traços percorrem a folha de papel com a intenção de perturbar minimamente sua imensidão de cor e silêncio. As linhas se fundem com sua superfície valorizando dois elementos essenciais para o desenho: o processo e a materialidade”, ressalta a artista.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/28/exposicao-leva-cultura-oriental-a-galeria-fernanda-milani/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original