Mostra de Teatro de Referência traz Eduardo Okamoto a Jundiaí

Publicada em 16/11/2015 às 17:51

Considerado um dos melhores atores de sua geração, Eduardo Okamoto se apresenta no Teatro Polytheama neste sábado (21) e domingo (22), na Mostra de Teatro de Referência 2015, promovida pela Secretaria de Cultura em parceria com a Comissão de Teatro do Conselho Municipal de Cultura. A iniciativa tem como objetivo promover o intercâmbio entre os artistas da cidade e as produções teatrais nacionais.

A programação traz os espetáculos protagonizados por Okamoto, “Agora e na hora de nossa hora”, no sábado (21), e “OE”, no domingo (22), ambos às 20h. A entrada é gratuita e a distribuição dos ingressos vai ser feita uma hora antes da apresentação, com limite de 80 lugares para sábado (21) e 300 lugares para domingo (22).

Jundiaí surpreende com força de seus corais
‘Tambores Africanos’ vai abrilhantar a Virada Negra
Arte urbana muda cenário da região perto da Ponte Torta

Okamoto na peça "Agora e na hora de nossa hora", que será apresentada no sábado

Okamoto na peça “Agora e na hora de nossa hora”, que será apresentada no sábado

A mostra também inclui a oficina “Modos de produção: da ideia ao projeto cultural”, com a produtora cultural Daniele Sampaio. Voltada para produtores, atores, dançarinos, estudantes e interessados em debater e pensar modos de produção, a oficina gratuita atende um pedido dos artistas da cidade e vai ser no sábado (21), das 14 às 18h, na Casa das Letras e Artes. Não é necessária inscrição prévia.

Segundo o curador da mostra, o ator jundiaiense Claudio de Albuquerque, a proposta deste ano foi trazer um artista referência no teatro nacional e internacional. “O Eduardo Okamoto tem um trabalho conceituado e reconhecido internacionalmente, foi premiado na Europa e na Ásia.”

Albuquerque destaca a importância da mostra de referência para os artistas da cidade. “É um momento de troca de experiências entre os artistas convidados e locais e isto é muito importante para o enriquecimento profissional.”

Novo espetáculo do ator, "OE" será apresentado no domingo no Polytheama

Novo espetáculo do ator, “OE” será apresentado no domingo no Polytheama

Espetáculos
Com direção de Verônica Fabrini, o espetáculo “Agora e na hora de nossa hora” rendeu ao ator Eduardo Okamoto o prêmio de Melhor Ator no Festival Internacional de Expressão Corporal Teatro e Dança de Agadir (Marrocos). A peça conta a história de Pedrinha, um sobrevivente da Chacina da Candelária. Escondido sob a banca de jornal, ele assistiu ao assassinato de oito meninos de rua. Ao narrar os acontecimentos da madrugada, Pedrinha revela uma sociedade que nega os meninos de rua até a morte.

“Agora e na Hora de Nossa Hora” coloca no centro da cena a ‘cidade invisível’. Todos os dias passamos por ela, mas não a percebemos. Nessa cidade, vivem meninos de rua e também mal os notamos. A cena recria o cotidiano de um desses meninos: um sobrevivente que luta, ama, se esconde, fuma crack, vive.

Novo espetáculo do ator com direção de Marcio Aurelio, “OE” é livremente inspirado na obra do escritor japonês Kenzaburo Oe (Prêmio Nobel de Literatura/1994) – sobretudo, no romance autobiográfico “Jovens de um novo tempo despertai!”. No livro, o autor procura definições sobre a sociedade e a vida (morte, sonho etc.) para o seu filho mais velho, deficiente intelectual. Para seu processo criativo, Okamoto realizou um estágio no Kazuo Ohno Dance Studio, no Japão.

Eduardo Okamoto é ator, bacharel em Artes Cênicas, mestre e doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atualmente é docente. Apresentou espetáculos e atividades formativas em diversos estados brasileiros e no exterior.

Em 2009, foi indicado ao Prêmio Shell na categoria de Melhor Ator por sua atuação em “Eldorado” (direção de Marcelo Lazzaratto e dramaturgia de Santiago Serrano). Em 2012, foi indicado novamente ao Shell de Melhor Ator por sua atuação no espetáculo “Recusa”, da Cia. Teatro Balagan, com direção de Maria Thais e dramaturgia de Luis Alberto de Abreu. No mesmo ano, recebeu o Prêmio APCA de Melhor Ator por sua atuação neste espetáculo que obteve mais de 11 indicações para importantes premiações no panorama nacional das Artes Cênicas.

Oficina
A oficina “Modos de Produção: da ideia ao projeto cultural”, ministrada por Daniele Sampaio, produtora do ator Eduardo Okamoto, tem como proposta promover um debate participativo sobre modos de produção e a relação entre processos criativos e sua gestão cultural. A partir de estudos de caso, oferecer aos participantes noções sobre o papel da produção desde a concepção da ideia geradora do projeto, passando por sua elaboração, execução e avaliações finais.

Viviane Rodrigues
Fotos: Divulgação

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/16/mostra-de-teatro-de-referencia-traz-eduardo-okamoto-a-jundiai/