5º Simpósio sobre Patrimônio recebe trabalhos acadêmicos a partir desta quarta (21)

Publicada em 21/06/2017 às 18:36

A Unidade de Gestão da Cultura promove nos dias 17, 18 e 19 de agosto o 5º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial, cujo tema será “Cidade, Memória e Patrimônio”. Para a discussão nos eixos temáticos, além de educação patrimonial, ambiental e arqueológica, a organização recebe a partir desta quarta-feira (21) os trabalhos de pesquisadores e interessados sobre o assunto.

Realizado em parceria com a Fatec e a Unip, o simpósio contará com mesas redondas, visitas e atividades culturais, além das apresentações de trabalhos, e visa ampliar o debate sobre memória e patrimônio no espaço da cidade, além de criar oportunidades de interlocução e produção de conhecimento entre pesquisadores e interessados.

Plataforma de Educação e Cultura promove ‘horas de estudos’ no Complexo Fepasa
Festival ‘O Som das Cordas’ traz música instrumental para a cidade

Além do Complexo Fepasa, também os jardins do Solar do Barão e a Pinacoteca recebem a programação de eventos

“Entendemos que somente a partir do conhecimento é que se desenvolve o gosto pela manutenção do patrimônio. E, para isso, contamos com a participação acadêmica na programação”, avalia o diretor de Patrimônio Histórico, William Paixão. “Jundiaí possui uma das maiores áreas de tombamento ambiental, que é a Serra do Japi. Queremos, portanto, incluir a preservação ambiental na pauta de discussões, inclusive de áreas no espaço urbano da cidade”, completa.

Os interessados em submeter seus trabalhos devem enviar para os e-mails dphc@jundiai.sp.gov.br ou rccarvalho@jundiai.sp.gov.br um resumo expandido com o eixo temático escolhido, o título do trabalho, titulação do autor e vínculo institucional dos autores (no máximo quatro por trabalho), com formatação: fonte Arial tamanho 12, espaçamento 1,5, folha A4, margens com 2,5 centímetros, entre 700 e 1000 palavras. No resumo devem constar uma situação-problema, objetivos, metodologia, referências e resultados parciais ou finais dos estudos. Cada autor pode participar com até dois trabalhos, sendo coautor do segundo.

O prazo de envio dos trabalhos é 4 de agosto e uma comissão científica já apontada fará a avaliação. A divulgação dos aprovados será feita por e-mail aos inscritos até 8 de agosto.

O Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial faz parte do calendário municipal e chega à sua 5ª edição com mais novidade: além do Complexo Fepasa, também os jardins do Solar do Barão e a Pinacoteca recebem a programação de eventos.

Foto: Arquivo PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/06/21/5o-simposio-sobre-patrimonio-recebe-trabalhos-academicos-a-partir-desta-quarta-21/