Jundiaí tem atrações gratuitas durante as férias escolares

Publicada em 30/06/2017 às 11:58

Bailarino jundiaiense Arthur Sai preparou oficinas de ballet clássico

Pensando nas férias escolares, a Prefeitura de Jundiaí formatou uma programação cultural, educacional e esportiva especial e gratuita a fim de atrair a população aos equipamentos da cidade. Quem abre a agenda de eventos é o jundiaiense Arthur Sai, que está com as passagens marcadas para a Eslováquia no final do mês de julho para ser o bailarino solista em uma companhia de dança de Bratislava, mas antes irá oferecer um curso de teoria e prática de Ballet Clássico, no Complexo Fepasa.

O curso voltado para crianças de seis a 11 anos não exige conhecimento prévio de dança e irá contar com instruções teóricas com abordagem lúdica sobre repertórios e história da dança, além de práticas em alongamento, barra e centro. Os encontros serão desenvolvidos, das 9h às 12h, nos dias 8, 9, 15 e 16 de julho, na Sala dos Relógios.

LEIA TAMBÉM
Festejos Juninos estão de volta neste fim de semana
Polytheama divulga programação de julho

Já para adolescentes a partir de 12 anos e adultos, podem participar interessados com nível a partir do intermediário. O conteúdo teórico envolve também história da dança, repertório e fisiologia do movimento, e a parte prática conta com aulas de alongamento, barro e centro e Pas de Deux. As aulas serão desenvolvidas de 10 a 14 e de 17 a 21 de julho, na Sala dos Relógios.

Os interessados devem efetuar a inscrição pessoalmente na Casa da Cultura, que fica no Complexo Fepasa (avenida União dos Ferroviários, 1760), onde devem procurar pelo funcionário Carlos Pasqualim, portando cópias simples de documentos de identidade e comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4522-4727.

Mais Complexo Fepasa
No dia 8 de julho (sábado), o Complexo Fepasa recebe o 1º Arraial das Artes, uma ação que oferece, das 10h às 22h, shows musicais e de mágica, comédia teatral, espetáculo com mímica e bonecos, oficinas de grafite e de dança, apresentação de escola de samba, artesanato, literatura, fotografia e tatuagem, mostra de cinema com bate-papo com cineastas, além de barracas com comidas típicas juninas. A participação no evento é gratuita, mas é sugerida a doação de alimentos não perecíveis, cuja arrecadação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade (Funss).

Teatro Polytheama
A Orquestra Municipal de Jundiaí é quem abre as cortinas da programação de Julho do Teatro Polytheama no sábado (1º), a partir das 20h, em uma apresentação gratuita com a participação de convidados ilustres, como Fábio Presgrave, no violoncelo, e Otavio Piola, no piano.

Fazem parte ainda da programação do teatro espetáculos de dança, teatro, standup de comédia e musicais, com destaque para a “Mostra Peama”, espetáculo de dança com os participantes do Programa de Esportes e Atividades Motoras (Peama), no dia 5 de julho, a partir 19h30, e a abertura da Semana do Bebê, da Primeiríssima Infância, no dia 31 de julho, a partir das 18h.

VEJA MAIS SOBRE A PROGRAMAÇÃO DO POLYTHEAMA

Galeria de Arte
A Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani abre nesta terça-feira (27), às 20h, a primeira exposição de 2017. “Entre rabiscos e finalizações”, do artista Leo Dolfini, traz cerca de 50 obras que revelam estudos de anatomia, paisagem e traços de equilíbrio entre luz e sombra, emoções e sentimentos, razão e intuição. A proposta do artista é, através da pintura com carvão, aquarela e a óleo revelar itens em que desenvolve seus estudos e suas finalizações.

A Galeria é anexa ao Teatro Polytheama e fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Seu horário de funcionamento é de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Em dias de semana, a galeria acompanha a programação do teatro e permanece aberta até o início do espetáculo naquele dia.

Jardins do Solar foram, recentemente revitalizados e reabertos à população

Museu Histórico e Cultural
O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí (Solar do Barão) continua com a exposição “Memórias, ofícios e saberes dos trabalhadores”, que traz ferramentas, instrumentos laborais, fotos, documentos e objetos de diversos tipos de profissionais, especialmente de construtores das ferrovias, agricultores da uva e metalúrgicos, atividades de grande destaque na economia da cidade no fim do século 19 e na primeira metade do século 20.

Além da mostra permanente, outro destaque do Solar do Barão são os seus jardins, recentemente revitalizados e reabertos à população, com acesso para a população diretamente para o calçadão da rua Barão, além de projeto paisagístico, organização dos canteiros e da flora, instalação de pergolados, novos bancos e um jardim japonês, com ponte, luminárias e lago com carpas.

O Museu Histórico e Cultural fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro, e fica aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Pinacoteca
A mostra da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes para o mês de julho são as obras do artista Rafael Murió, que promove a exposição “Lembranças”. O espaço, que fica na rua Barão de Jundiaí, 109, conta também com sua mostra permanente de quadros, além do acervo do artista ítalo-jundiaiense Inos Corradin, composto dos cinco quadros recém-restaurados “Ressurreição de Lázaro”, “Via Crucis”, “Pietá”, “Cristo” e “São Francisco”, de paletas, pincéis e livros do artista, as estátuas em terracota “Cartola equilibrista” e “São Francisco” e um painel com fotos que comemorou os 80 anos do artista, além de um vídeo explicativo.

A Pinacoteca funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Biblioteca convida os seguidores de sua fanpage no Facebook a compartilhar vídeos com sugestão de leitura

Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot também preparou uma programação especial para o mês de férias. Em comemoração ao dia do Escritor, celebrado em 25 de julho, a Biblioteca convida os seguidores de sua fanpage no Facebook a compartilhar vídeos em que indiquem escritores e obras como sugestão de leitura. A proposta começa às 0h do dia 1º de julho.

Quem visitar a Biblioteca, que fica no Complexo Argos, na avenida Dr. Cavalcanti, 396, vila Arens, no dia 1º de julho, encontrará sugestões de leitura no espaço “indicações Literárias” e conhecerá mais sobre a vida dos autores no “Leitura em Foco”, a partir das 9h.

No dia 3 de julho, às 8h, será aberta a exposição “Mandalas em seu Universo” e no dia 5, às 14h30, será realizada a oficina “Roupinha de bonecas” sem o uso de linhas e de agulhas de costura, com inscrição prévia necessária pelo telefone (11) 4527-2110. Já nos dias 4, 6, 11, 13, 18, 20, 25 e 27, sempre às 14h30, serão realizadas as oficinas do “Leiturinha em foco de férias”, um programa de leitura com atividades lúdicas para incentiva o hábito da leitura.

Nos dias 7, 14, 21 e 28, às 15h, a Biblioteca recebe o “Projeto Lê no ninho de férias”, voltado para crianças entre seis meses e quatro anos de idade. É necessária inscrição prévia. Já no dia 8, às 10h, jovens de 16 a 23 anos estão convidados para repensar o papel da biblioteca no evento “Movimento Consciência Ativa”.

A Biblioteca promove também, nos dias 8 e 15, uma oficina para iniciantes de xadrez, das 9h30 às 10h30, e de damas, das 10h30 às 11h30; a oficina de contação de história “Minha mãe é uma heroína” no dia 8, às 11h; e uma oficina de reutilização de garrafas “Cofrinho com reciclável”, no dia 12, às 14h.

No dia 22, às 10h, é a vez de uma manhã de autógrafos e bate papo com a escritora jundiaiense Jéssica Ribeiro. No dia 26, em comemoração ao dia dos avós, a Biblioteca promove a oficina animada “Do vovô, da vovó e dos netinhos (as)”, a partir das 15h, e no dia 29, celebrando o dia do Amigo e o dia internacional da Amizade, está marcado o “Amigo ² ”, a Biblioteca convida a todos para virem acompanhado de um amigo para um café.

A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot fica no Complexo Argos (avenida Doutor Cavalcanti, 396). Para empréstimo de obras do acervo, é necessária somente a apresentação de RG e comprovante de residência. O cartão de sócio é gratuito e fica pronto na hora.

Complexos Educacionais, Culturais e Esportivos
Os Complexos Esportivos da cidade mantêm seus horários de funcionamento para atrair a garotada em férias escolares e incentivar a prática de esportes. Confira os horários de cada complexo.

Parque da Cidade realiza o projeto “Curtindo a Natureza”, com gincanas recreativas, passeios ecológicos e atividades culturais

Parque da Cidade
Nos dias 17, 19 e 21 de julho, das 8h30 às 11h30, o Parque da Cidade realiza o projeto “Curtindo a Natureza”, com gincanas recreativas, passeios ecológicos e atividades culturais. Podem participar crianças e adolescentes de sete a 14 anos que fizerem a inscrição até o dia o dia 12 de julho, pelo e-mail parquedacidade@daejundiai.com.br ou pelo telefone (11) 4522-0499 (ramal 23).

O Parque fica aberto diariamente das 6h30 às 19h (com entrada até as 18h) e conta com pista de caminhada, parquinhos, quadras de vôlei e de futebol, além de muita área verde para reunir os amigos e fazer um piquenique. Quem quiser, também pode alugar uma bicicleta por R$ 6 a hora e contribuir para os projetos do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama).

A agenda cultural completa pode ser consultada no Aplicativo Jundiaí, que é uma ferramenta para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura e pode ser baixado em qualquer smartphone Android em ou iPhone.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/06/30/jundiai-tem-atracoes-gratuitas-durante-as-ferias-escolares/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original