Discutir patrimônio do futuro é tema de conferência em 5º Simpósio

Publicada em 18/08/2017 às 11:35

Superintendente do Iphan, Victor Hugo Mori, ressalta a importância de debater o patrimônio futuro

A abertura do 5º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial e da Jornada Estadual do Patrimônio Histórico, realizada na noite de quinta-feira (17), no Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, contou com conferência do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) São Paulo, Victor Hugo Mori, sobre a importância de discutir o patrimônio que será deixado para o futuro. O simpósio tem continuidade neste final de semana com eventos em vários pontos da cidade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

“A concepção do que é patrimônio muda com o tempo. É preciso discutir o que queremos deixar para o futuro. Com a quantidade de imagens que são geradas por segundo pelos equipamentos eletrônicos se faz necessário essas considerações de maneira contínua. Patrimônio não é apenas construção e precisa ser abraçado como um todo pela gestão pública”, apontou Mori, que abordou o tema na conferência “A importância da adoção de políticas públicas voltadas à preservação, recuperação e manutenção do patrimônio histórico no Brasil”.

LEIA TAMBÉM
Cultura apresenta o levantamento de ações e próximos projetos
Fim de semana é voltado para conservação do patrimônio

A gestora da Unidade de Gestão de Cultura, Vasti Ferrari Marques, ressalta a importância da preservação. “Jundiaí é um espaço em que a cultura transborda. Temos que preservar o que é nosso e disseminar esse conhecimento para os demais. O simpósio é mais uma forma para essa divulgação”, analisou.

O diretor de Patrimônio Histórico, Willian Paixão, salientou a relevância do evento para a discussão de formas de preservação do patrimônio. “A ocupação é a melhor forma, mas existem diferentes tipos de ocupação. É necessário discutir as políticas públicas específicas. Jundiaí já dá um grande passo com a realização do simpósio e inauguração da Rota Turística do Centro Histórico. Outras ações para a revitalização do Centro histórico de Jundiaí serão adotadas nos próximos meses”, detalhou.

O 5º Simpósio tem continuidade neste final de semana, com eventos no Complexo Fepasa e Teatro Polytheama.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/18/discutir-patrimonio-do-futuro-e-tema-de-conferencia-em-5o-simposio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original