Pinacoteca inaugura exposição gratuita ‘Solos’

Técnica de Angelina envolve cozimento de cerâmica a altas temperatura e aplicação em chapas

A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes inaugura nesta quinta-feira (10), a partir das 20h, a exposição “Solos”, da artista plástica ceramista Angelina Zambelli. Com curadoria de Marco Antonio André, a mostra de 15 peças de cerâmica em painéis com chapas de aço ou de madeira segue com visitação gratuita até 10 de setembro.

Angelina explica sua técnica como cerâmica de alta temperatura, com o cozimento das peças dos mais variados tipos de esmaltes e óxidos em torno de 1320° C. “Utilizo um forno a gás construído por Kenjiro Ykoma, um grande mestre ceramista”, comenta. Com suas obras, a artista já participou de dezenas de dezenas de exposições coletivas e três individuais, e entre as premiações recebidas estão menção honrosa na 7ª Grande Exposição de Arte Bunkyo, medalha de prata na Exposição de Cerâmica Artística Ykoma e a menção honrosa na 10ª Grande Exposição de Arte Bunkyo.

Mais exposições
Quem for à Pinacoteca poderá visitar também suas mostras permanentes e apreciar telas de óleo sobre compensado marítimo do artista ítalo-jundiaiense Inos Corradin. Recentemente restauradas, “Ressurreição de Lázaro”, “Via Crucis”, “Pietá”, “Cristo” e “São Francisco relatam, com exceção da última, episódios da narrativa bíblica sobre a Paixão de Jesus Cristo e compõem com paletas, pincéis e livros do artista, as estátuas em terracota “Cartola equilibrista” e “São Francisco” e um painel de fotos a exposição de Inos.