População aprova Conexão Cultural nos terminais

Publicada em 26/09/2017 às 09:39

Moradora da Vila Cristo, dona Helena Pulga de Campos, 69 anos, foi surpreendida, na manhã deste sábado (23), ao sair do Terminal do Eloy Chaves com o colorido da arte urbana que mais de 40 grafiteiros, profissionais e amadores, puderam expressar no muro de cerca de 70 metros localizados em frente ao terminal.

“Acho fantástica esta ideia de permitir que estes jovens possam mostrar a sua arte, enquanto muitos estão pelas ruas praticando vandalismo”, elogia. A ação de grafitagem foi chamada de “Sopa de Letras” e faz parte do Conexão Cultural, uma iniciativa em conjunto das Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e Mobilidade e Transporte (UGMT), que começou no sábado (16), quando a grafitagem aconteceu dentro do terminal.

‘Serata’ embala o Polytheama com o melhor da canção italiana
Cultura vai lançar ‘Geladeiras Literárias’ e busca doações do eletrodoméstico

Helena Pulga elogia a iniciativa e a arte dos grafiteiros

Pai de Murilo, um dos grafiteiros envolvidos na ação, seu Genílson Marques Gama não conseguia esconder o orgulho de saber que a grafitagem de seu filho ficará imortalizada e aberta para todos que passarem pelo local. “É muito bom saber que o poder público não apenas está abrindo espaço para estes artistas urbanos, como cria oportunidade para que possam mostrar os seus trabalhos”, ressalta.

O pai, Genislon e o filho, Murilo, comemoram o espaço criado para mostrar o trabalho

“Esta ação mostra que a integração entre as plataformas resulta na aprovação da população que espera do poder público o cuidado com os equipamentos públicos, para que cada cidadão possa se apropriar do que é seu e evitar que atos de vandalismo voltem a acontecer”, reforça a diretora do Departamento de Transporte Público da UGMT, Ana Paula Silva de Almeida.

O diretor de Cultura, Marcelo Peroni, adianta que o Conexão Cultural envolve outras frentes, como a ocupação de espaços dentro dos terminais. “Nossa proposta é levar diferentes manifestações culturais para os usuários do transporte coletivo”, conta. A gestora de Cultura, Vasti Ferrari Marques, reforça que o programa é mais uma iniciativa de descentralização da arte para espaços onde existe grande circulação de pessoas. “Queremos mostrar para a população um terminal cheio de arte”, finaliza.

Colorido da grafitagem ganha o muro de 70 metros na frente do terminal do Eloy Chaves

Publicada em 26/09/2017 ▪ Leia mais sobre , , ,

Link original: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/2017/09/populacao-aprova-conexao-cultural-nos-terminais/