Prefeitura dá início às comemorações da Semana da Pátria

Publicada em 01/09/2017 às 16:42

Solenidade teve início na Esef, com o hasteamento das bandeiras

A Prefeitura deu início sexta-feira (1) às comemorações da Independência do Brasil. Cerimônias tiveram início na Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (Esef), com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e de Jundiaí e entoação do hino nacional.

CONFIRA AS FOTOS

O prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância da data. “Fico muito feliz em participar deste ato. Que ele seja uma oportunidade de mantermos aceso o fogo do civismo. E temos um motivo a mais para comemorar. Como nos anunciou o diretor desta escola, Davi Poit, hoje é comemorado o dia do profissional de Educação Física e, como presente, a Esef acaba de receber a pontuação máxima de um guia universitário para centros de ensino isolados. Isso alavanca o poder público a se aproximar cada vez mais da melhoria do serviço oferecido à população.”

Espetáculos teatrais gratuitos invadem os palcos da cidade

Após o acendimento da pira na Esef, teve início com a aluna Simone da Silva ao revezamento do fogo simbólico até o Paço Municipal, seguido pelos atletas da Unidade de Esporte e Lazer, do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), da Esef, da Guarda Municipal, do 12º GAC – Grupo de Artilharia de Campanha, do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Rodoviária.

O atleta do Peama, Altair Marangne, foi quem concluiu o revezamento do fogo simbólico

Já no Paço, após a execução do hino da Independência, a entrega da tocha ao final do revezamento foi feita pelo atleta do Peama Altair Marangne ao prefeito, que acendeu a pira posicionada no parlatório do Paço.

“Os servidores aqui do Paço e eu ficamos muito felizes e orgulhosos em recebê-los. Que esta tocha acenda o respeito pela comunidade e a construção de uma sociedade melhor. E exalto a participação das forças de segurança, da qual me orgulho, em especial a Guarda Municipal, que colocam Jundiaí como 8ª cidade mais segura do país no atlas de segurança”, disse o prefeito.

Representantes dos grupos de Escoteiros do Ar e Jundiá proclamaram o poema “Amo o Brasil”, de Bastos Tigre, e novamente foi entoado hino nacional sob a regência de Vasti Atique, com a participação das forças de segurança, do Coral Municipal e da EMEB Joaquim Candelário de Freitas.

Novo Horizonte
Tradição no Vetor Oeste, um desfile comemorativo à Independência do Brasil também foi realizado no Jardim Novo Horizonte, por iniciativa da Fundação Antônio-Antonieta Cintra Gordinho. O prefeito Luiz Fernando, gestores e vereadores acompanharam o evento coordenado por Patrícia Razza, diretora da instituição. Dentre os destaques do desfile, a Guarda Municipal reforçou o trabalho comunitário feito na região, com a presença efetiva da Ronda Escolar – Anjos da Guarda.

Com o tema “Jundiaí, Terra Querida”, participaram mais de 2500 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, com um público aproximado de quatro mil espectadores. O prefeito elogiou a organização do evento e a grande participação da comunidade que também prestigiou a passagem do 12º GAC, Grupamento de Bombeiros, Polícia Militar Rodoviária, Defesa Civil, Casa da Fonte, e escolas municipais, além de outras instituições.

Execução do hino nacional fez parte das solenidades

Programação da Semana
Fazem parte da programação o hasteamento das bandeiras Nacional, do Estado e de Jundiaí, e a execução do Hino Nacional na segunda-feira (4), às 8h, no Complexo Fepasa; na terça-feira (5), às 8h, no CEU das Artes Vista Alegre (rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110); e na quarta-feira (6), também às 8h, Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil).

O encerramento da programação será na quinta-feira (7), na avenida Prefeito Luiz Latorre, a partir das 9h, com o desfile cívico-militar.

Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/01/prefeitura-da-inicio-as-comemoracoes-da-semana-da-patria/