Programação do fim de semana tem ‘Encontros Literários’ e ‘Conexão Cultural’

A programação cultural da cidade neste fim de semana traz a continuação das ações dos programas “Encontros Literários” e “ Conexão Cultural”, além dos horários estendidos de abertura ao público, das 9h às 16h, neste sábado (23) e domingo (24), no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e no Museu da Cia. Paulista.

Pelo programa “Encontros Literários”, a Sala dos Relógios do Complexo Fepasa recebe, nesta sexta-feira (22) e sábado, a 3ª Festa de Histórias. Em parceria com a Cia. na Ponta da Língua, a programação difunde a arte de contar histórias e debate o oficio do contador, e para participar, os interessados devem se inscrever no telefone (11) 4522-4727 e retirar os ingressos gratuitos na Unidade de Gestão de Cultura, que fica na avenida União dos Ferroviários, 1760, Complexo Fepasa.

LEIA TAMBÉM
Encontro de Corais de Jundiaí está com inscrições abertas
Jundiaí tem um motivo a mais para comemorar o Dia do Teatro
Complexo Fepasa recebe seminário sobre gestão cultural na quinta (28)

A programação da sexta-feira (22) começa às 19h, com abertura oficial, seguida das participações de Giba Pedrosa e Helena Ritto (Quintal da Cultura), às 19h30, e coquetel a partir das 20h30.

Sala dos Relógios recebe a 3º Festa de Histórias pelos Encontros Literários

Já no sábado, o programa começa com Roda de Prosa, um bate-papo com histórias de Regina Machado, Kelly Orasi e Paulo Freire, e mediação de Diana Beatriz. As inscrições devem ser feitas online. A programação segue às 14h com apresentação do Coral Divino Infantil; às 14h30, com Kelly Orasi e Marcos Coin; às 15h, com Cris Miguel (Baú de Histórias da TV Cultura); às 16h, com Regina Machado; às 16h30, com Paulo Federal; às 17h, com Mafuane Oliveira. Das 17h30 às 18h30, está marcada uma roda de histórias voluntária, e programação segue às 19h, com Paulo Freire; às 19h30, com Diana Beatriz; e encerra-se com “Na Ponta da Língua”, às 20h.

Também pelos “Encontros Literários”, no sábado, das 9h às 16h, o calçadão da rua Barão de Jundiaí e os jardins do Solar recebem um Varal de Poesias. Intervenção irá contar com a participação dos autores das academias literárias da cidade, que irão pendurar textos de sua autoria em varais para compartilhá-los com a população.

Em continuação à grafitagem iniciada pelo Conexão Cultural no Terminal Eloy Chaves, o muro de cerca de 70 metros localizado em frente ao terminal receberá a mesma intervenção artística, neste sábado, das 9h às 17h. A ação conjunta das Unidades de Gestão de Cultura e de Mobilidade e Transporte foi batizada de “Sopa de Letras” e contará com a participação de cerca de 40 grafiteiros, profissionais e amadores, e músicos.

Varal de Poesias invade o calçadão da Barão e os jardins do Solar

Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão
Além do Varal de Poesias no calçadão da Barão e nos jardins do Solar, recentemente revitalizados e com novo projeto paisagístico, o Museu também traz como destaque a exposição “Memórias, ofícios e saberes dos trabalhadores”, que conta a história dos trabalhadores envolvidos nas principais atividades econômicas fortalecidas na cidade.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, e seus telefones para contato são 4521-6259 e 4586-8414.

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
Além de sua mostra permanente, a Pinacoteca traz a exposição “Cores e Formas”, da artista plástica Alice Vilhena, com telas em que, através de técnicas de luz e sombra sobre formas quadriculadas e listradas, a artista trabalha com volume e reflete seu percurso e estilo artísticos.

Outros destaques da Pinacoteca são os quadros em óleo sobre compensado marítimo “Ressurreição de Lázaro”, “Via Crucis”, “Pietá”, “Cristo” e “São Francisco” do artista ítalo-jundiaiense Inos Corradin, recentemente restaurados.

A Pinacoteca fica na Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e o telefone para contato é (11) 4586-2326.

“Brechas: danos e certezas” é uma exposição coletiva de 24 artistas da região

Teatro Polytheama e Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani
O Teatro Polytheama segue com a sua programação regular para o mês de setembro. A bilheteria para os espetáculos fica aberta nesta sexta-feira (22), das 13h às 17h, e neste sábado (23) e domingo (24), das 14h às 17h. Como há espetáculos nas três noites, a bilheteria estende seu funcionamento até o início de cada apresentação para venda exclusiva dos respectivos espetáculos.

Já na Galeria de Arte segue neste sábado (23), das 9h às 13h, a exposição da mostra coletiva “Brechas: danos e certezas”, com pinturas, desenhos, esculturas, objetos e fotografias de 24 artistas.

O Teatro e a Galeria de Arte ficam na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro.

A programação do fim de semana e toda a agenda cultural da cidade podem ser consultadas no Aplicativo Jundiaí, ferramenta que facilita o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura, e fica disponível para ser baixado no site.

“Cores e Formas” na Pinacoteca trata técnicas de luz e sombra sobre formas quadriculadas e listradas

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Publicada em 21/09/2017 ▪ Leia mais sobre , , , , , ,