Por medida preventiva, Festa das Crianças será no Parque da Uva

Publicada em 10/10/2017 às 13:13

Para evitar a exposição desnecessária da população em área de transmissão do vírus da febre amarela, a Prefeitura de Jundiaí  transferiu a realização da Festa do Dia das Crianças, – que tradicionalmente acontecia no Parque Corrupira -, para o Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva). Além das atividades inerentes à data, o posto avançado de vacinação contra febre amarela, implantado no local, funcionará no feriado para facilitar o acesso da população. O anúncio foi feito na manhã de terça-feira (10), em coletiva de imprensa, no Paço Municipal.

Jundiaí é área de risco de transmissão da febre amarela. O vírus está em circulação no território e, a vacinação é a única maneira de evitar o contágio da população. Até o momento não há registro de febre amarela em humanos. Contudo, foram confirmadas as mortes de 10 macacos com a doença. A medida, segundo o prefeito Luiz Fernando Machado, é importante para evitar riscos à população. “A única forma de se prevenir da febre amarela é com a vacina. Realizando no Parque da Uva, evitamos a exposição desnecessária da população em área onde foram encontrados sete macacos mortos, além de ofertarmos a dose para a população de toda a cidade”, detalha.

Feriado de 12 de outubro: confira o que abre e fecha na cidade

Coletiva de imprensa foi realizada no Paço Municipal, na manhã de terça-feira (10)

Para a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, a não realização da Festa das Crianças no Corrupira, é fundamental para evitar a exposição da população, de forma desnecessária. “Temos registro de pouco mais de um quarto da população imunizada. A meta é atingir 95%, então, evitar a exposição é fundamental”, argumenta.

A apuração da Vigilância Epidemiológica contabiliza a imunização de 109.767 doses aplicadas (até segunda-feira, 9).

Festa no Parque da Uva
A readequação do local da Festa das Crianças para o Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva) mantém a expectativa da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) de receber, nesta quinta-feira (12), das 8h às 17h, cerca de 20 mil pessoas. A entrada é gratuita.

Para garantir a diversão da criançada, cama elástica, tobogã, pula-pula e piscina de bolinhas estarão espalhados pelos dois galpões do Parque da Uva. Além disso, serão distribuídos pipoca, algodão doce, cachorro quente, suco e refrigerante. “Estamos mantendo a mesma estrutura desta tradicional festa, com o diferencial de oferecer as atrações em um espaço coberto e de modo mais organizado”, garante o gestor da UGISP, Adilson Rosa. A única ressalva para quem pretende curtir a Festa das Crianças nesta quinta-feira é que o espaço proíbe a realização do churrasco.

A Festa das Crianças contará também com intervenções de pintura de rosto, a partir das 9h30, e dos palhaços da Cia. Tão Distante a partir das 11h. O espetáculo de Ilusionismo e Magia com a companhia Walking Around está marcado para as 12h30 e uma contação de histórias às 14h30. Também como parte da programação da Festa das Crianças, o campo de futebol do Jardim Tarumã recebe o espetáculo “Furando a Lona”, da companhia Respeitável Público, mas no domingo (15), a partir das 11h.

Onde tomar a vacina
A UGPS mantém a imunização em todas as UBSs, conforme a capacidade de atendimento, organizado por meio de distribuição de senhas, durante horário normal de atendimento. As UBSs Hortolândia, Novo Horizonte, Tamoio e Agapeama atendem com horário estendido até às 20h, diariamente. O Parque da Uva é posto avançado de vacinação contra febre amarela para facilitar o acesso da população, das 9h às 15h, até quinta-feira (12).

Foto: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/10/10/por-medida-preventiva-festa-das-criancas-sera-no-parque-da-uva/