Programação do fim de semana tem “Enredança” e “Caravana da Artes”

Publicada em 05/10/2017 às 17:29

Após 11 anos, Festival Enredança está de volta a Jundiaí

O 21º Festival Enredança, que voltou a Jundiaí após 11 anos, integra a programação cultural da cidade neste fim de semana com espetáculos gratuitos com as coreografias das academias e escolas de dança participantes. Pela Mostra Competitiva do festival, o Teatro Polytheama recebe, nesta sexta-feira (06) a partir das 19h30, as coreografias de dança Contemporânea.

Já no sábado (07), às 15h e às 19h30, serão realizadas a Gala Infantil e a Noite de Gala do festival, em que serão apresentadas as coreografias classificadas e realizadas as premiações dos melhores bailarinos, coreógrafos e revelações. O encerramento do festival é neste domingo (8), também às 19h30, com a apresentação do espetáculo “Ludus Coreológicas”, do Caleidos Cia. de Dança.

Pela Mostra Paralela, também no sábado, serão apresentadas coreografias do Enredança no Palco Centro da Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), a partir das 9h e das 11h; no Complexo Fepasa, a partir das 10h; no Mercadão da Ferroviários, a partir das 12h30; e no Shopping Paineiras, a partir das 13h.

Neste sábado e domingo, das 9h às 17h, o projeto Caravana das Artes chega ao Parque da Cidade com atrações gratuitas de teatro, dança, cinema, música, circo e oficinas culturais. O evento é trazido à cidade por meio do Ministério da Cultura e contará ainda com brinquedos infláveis e distribuição gratuita de pipoca e algodão doce. O Parque da Cidade fica na rodovia João Cereser, quilômetro 66, bairro do Pinheirinho.

Também neste sábado, o Jardim São Camilo recebe a 4ª Feira de Profissões e Cultura. Fazem parte da programação apresentações de cursos técnicos e superiores, orientações sobre bolsas e financiamentos estudantis, divulgação de processos seletivos, informações sobre retomadas de estudos e atrações culturais. A feira será realizada na Escola Estadual Professor João Batista Curado, que fica na rua Distrito federal, s/n, Jardim Tarumã.

Aos finais de semana e feriados, o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, o Museu da Cia. Paulista e a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes ficam abertos com horário estendido, sempre das 9h às 16h.

Oficina de pintura será dada por Alice Vilhena, artista que assina a exposição “Cores e Formas” da Pinacoteca

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
A Pinacoteca promove uma oficina gratuita de pintura de quadros com Alice Vilhena, no sábado, das 9h30 às 11h30. A artista plástica é quem assina as telas da exposição intitulada “Cores e Formas”. Os quadros com formas quadriculadas e listradas e efeitos de volume e perspectiva dividem as salas da Pinacoteca com sua mostra permanente e com a exposição temática do artista Inos Corradin.

A Pinacoteca fica na Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e o telefone para contato é (11) 4586-2326.

Teatro Polytheama
Em razão dos eventos, a bilheteria fica aberta no fim de semana das das 14h às 17h para a venda de ingressos da agenda geral e estende o atendimento até o horário dos espetáculos para a distribuição gratuita dos ingressos para o Festival. Os ingressos ficam disponíveis uma hora antes do início do respectivo espetáculo.

O Teatro está na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro, e os telefones da bilheteria são (11) 4586-2472 e 4522-0770.

Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão

O Museu Histórico e Cultural exibe, além de sua exposição permanente, os documentos, fotos e ferramentas da mostra “Memórias, ofícios e saberes dos trabalhadores”, que conta a importância dos trabalhadores envolvidos com as principais atividades que impulsionaram a economia da cidade.

Documentos, fotos e ferramentas contam a importância dos trabalhadores, no Solar do Barão

A visita ao Museu pode ser combinada com uma agradável estadia pelos jardins do Solar. Restaurados no primeiro semestre, os jardins foram reabertos à visitação da população após quatro anos de acesso restrito, tenho recebido novos projeto paisagístico, plantas, jardim japonês com lago de carpas, bancos e pergolados para descanso.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, e seus telefones para contato são 4521-6259 e 4586-8414.

Museu da Cia. Paulista
Com a proposta de preservação de um dos maiores patrimônios da cidade, o Museu traz um percurso de visitas pelo mobiliário, ferramentas, réplicas, maquetes, uniformes, fotos, imagens e documentos relacionados à importância da ferrovia na economia jundiaiense e do interior do Estado.

O Museu fica na avenida União dos Ferroviários, 1760, Centro, e o telefone para contato é (11) 4522-4727.

A programação do fim de semana e toda a agenda cultural da cidade podem ser consultadas no Aplicativo Jundiaí, ferramenta que facilita o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura, e fica disponível para ser baixado no site.

Fotos: Arquivo PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/10/05/programacao-do-fim-de-semana-tem-enredanca-e-caravana-da-artes/