Cultura Jundiaí | http://cultura.jundiai.sp.gov.br

Festa da Uva começa na quinta (18) com resgate a tradições

Publicada em 05/01/2018 às 17:38

Na quinta-feira (18), as Unidades de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e de Cultura (UGC), em parceria com a Associação Agrícola de Jundiaí, abrem oficialmente a 35ª Festa da Uva e VI Expo Vinhos de Jundiaí. Este ano, o evento tem como tema “Dos campos à mesa da família, desfrute os encantos da uva Niágara”.

CONFIRA AS ATRAÇÕES CULTURAIS DA FESTA

Segundo o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, uma das novidades desta edição é a volta da “Parada”, que visa divulgar o evento pela cidade. “Na quinta-feira (18), carros alegóricos dos agricultores passarão pelo Centro divulgando a festa, com a presença da Corte da Uva”, informa. As representantes da Corte serão escolhidas nesta sexta-feira (5).

LEIA TAMBÉM
Cultura abre inscrições para 600 vagas em oficinas gratuitas
Cursos gratuitos de violão e flauta estão com inscrições abertas
Em 2017, revitalizações e parcerias devolvem espaços culturais à população

Pisa da Uva é uma das atrações mais divertidas e procuradas durante o evento

Outra novidade é o aumento da participação das entidades assistenciais no evento. Este ano, serão 27, ante as 15 que marcaram presença no ano passado. “As entidades ficarão no Espaço Deguste, que é a praça de alimentação. Além disso, contaremos também com 45 artesãos do programa Jundiaí Feito à Mão”, acrescenta Alvarez.

Também estão confirmados para esta edição os workshops culinários, que fizeram bastante sucesso em 2017. Na semana que vem, uma reunião vai definir quais cursos serão oferecidos. “No intervalo das aulas de culinária, as adegas terão um tempo para demonstrar harmonizações dos vinhos que produzem”, afirma o gestor. Um Espaço Kids dedicado às crianças estará disponível nos três finais de semana de festa.

O gestor ressalta que o modelo da festa foi pensado em conjunto com os produtores. “Criamos um novo critério para o julgamento das melhores uvas, novos elementos visuais mais modernos e um leilão para venda das uvas vencedoras, com renda revertida para o Fundo Social de Solidariedade”, pontuou Alvarez. Todas essas inovações foram decididas em conjunto com os participantes. Os leilões das uvas campeãs ocorrem nos domingos 28 de janeiro e 4 de fevereiro, às 16h.

Além da venda de frutas, a festa contará também com exposição e venda de vinhos produzidos em Jundiaí. Exposição de orquídeas e um espaço dedicado ao samba também já estão confirmados na programação do evento.  A festa será realizada no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), nos dias 18, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de janeiro e 02, 03 e 04 de fevereiro.

Assessoria da Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Publicada em 05/01/2018 ▪ Leia mais sobre , , , ,


Link original: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/2018/01/festa-da-uva-comeca-na-quinta-18-com-resgate-a-tradicoes/