Pisa da uva é um dos momentos mais aguardados da Festa

Publicada em 27/01/2018 às 15:52

O sol ajudou a garantir a presença de muitas famílias no Parque Comendador Antonio Carbonari na tarde deste sábado (27), para prestigiar o segundo final de semana da 35ª Festa da Uva e VI Expo Vinhos de Jundiaí. No palco do pavilhão central, o conjunto I Cantanti d´Itália fazia seu show de músicas tradicionais italianas para uma plateia que acompanhava animada. Ao redor, muitas adegas jundiaienses oferecendo como degustação os mais variados e deliciosos vinhos. E, claro, a venda de uvas dos mais diversos tipos e cores, acompanhada de uma grande praça de alimentação completam o cenário da mais tradicional festa do município.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA UVA

Pisa da uva é o momento mais aguardado pelos visitantes e ocorre sempre aos sábados e domingos

“Estávamos estimando para este final de semana um público maior do que o da semana passada e, apesar de ainda não termos fechado esses números, só pelo que estamos vendo aqui, já dá pra concluir que houve mesmo esse aumento de visitantes”, cita o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que menciona o momento da pisa da uva como um dos mais esperados pelo público presente. “A pisa da uva, no pavilhão central, ocorre aos sábados e domingos, entre 14h e 16h, e muita gente vem especialmente para vivenciar esse momento. Para cada dia, são utilizados cerca de 150 quilos de uvas. Geralmente, as que ficaram expostas na semana anterior são utilizadas na pisa na semana seguinte”, explica.

Festa da Uva chega ao segundo fim de semana com mais novidades
Culinária colombiana estará no workshop da Festa da Uva

O receptivo do evento, montado no início do pavilhão, também é algo que está chamando a atenção de todos que passam pelo Parque. Atores vestidos com roupas de época e posicionados em cenários que lembram as casas dos primeiros imigrantes italianos interagem com o público, que aproveita para tirar fotos e guardar uma bela recordação do momento. “A ideia é contar a história do surgimento da uva niágara rosada, que nasceu no bairro do Traviu, enxertada da niágara branca. Foi dessa mutação que nasceu a nossa niágara, que começou aos poucos a ser produzida em escala maior, chegou ao Rio de Janeiro e virou um grande sucesso.”

Neste domingo (28), também está programado o Desfile e Encontro de Motociclistas, com a concentração a partir das 9h, no Paço Municipal, com saída às 10h, e chegada ao Parque prevista para as 11h. No domingo, a programação continua com Promoção Territorial pela Gastronomia, às 14h; Pães e Doces – Gastronomia Internacional da Colômbia, às 15h30; Vinhos Roses de Verão, às 17h.

A Festa da Uva e Expo Vinhos é uma realização da Prefeitura, através das Unidades de Gestão de Agronegócio Abastecimento e Turismo (UGAAT) e de Cultura (UGC), e da Associação Agrícola. O evento segue até 04 de fevereiro, às sextas-feiras, das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos, das 10h às 20h, no Parque da Uva, que fica na avenida Jundiaí, s/n, Anhangabaú. A entrada é gratuita, mas quem quiser também pode participar da ação solidária, doando 1 quilo de alimento não perecível a ser destinado ao Fundo Social de Solidariedade. Somente no primeiro final de semana, quase uma tonelada de alimentos foi arrecadada entre as doações feitas pelos visitantes.

Foto: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/01/27/pisa-da-uva-e-um-dos-momentos-mais-aguardados-pelos-visitantes-da-festa/