Science Days leva multidão de estudantes para o Parque da Uva

Publicada em 08/03/2018 às 18:57

De acordo com os organizadores, mais de 23 mil pessoas passaram pelo Parque da Uva

O maior Science Days da América Latina foi aberto, nesta quinta-feira (08), no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva). Ao final do evento, a organização confirmou que 23 mil pessoas passaram pelo local. Promovido pela NASA (National Aeronautics and Space Administration) e pela Câmara de Comércio Brasil-Florida (CCBF), com a parceria da Prefeitura de Jundiaí, o evento também integra as ações do programa Escola Inovadora da Unidade de Gestão de Educação, que inclui, entre os seus pilares, a valorização dos educadores e o investimento em projetos com foco na aprendizagem dos alunos. O prefeito Luiz Fernando Machado participou do Science Days.

Diretores de escola conhecem ferramenta de formação online

“A ideia de trazermos a NASA e disponibilizarmos em Jundiaí um evento deste tamanho, veio através do modelo de Escola Inovadora, que já se destaca por ações como a implantação do inglês para crianças de 4 e 5 anos e o projeto de empreendedorismo. O evento traz muitas práticas inovadoras, muito conhecimento. Tudo isso dá a oportunidade para a cidade e as pessoas se desenvolverem, em especial, nossas crianças”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com o Prefeito, iniciativa reforça a proposta do programa Escola Inovadora

Ao longo do dia, o público também pôde conferir atrações distribuídas em mais de 15 estandes. Foram apresentados, por instituições públicas e privadas, projetos de robótica, de geração de energia, de meio ambiente e de informática, entre outros. Até um planetário virtual foi colocado à disposição para a contemplação das estrelas e dos planetas. Inaê Botelho dos Santos, 10 anos, estava radiante com um projeto de criação de um hotel sustentável. Ela participou do Science Days junto com os colegas da Emeb Professor Antônio Adelino Marques da Silva Brandão. “É bem interativo. Eu adoro ciências e estava muito ansiosa para vir. Acho que vou sair daqui com muito conhecimento novo. ”

Além de alunos dos sistemas municipal e estadual de ensino e da rede privada de Jundiaí, estudantes e moradores da região e de cidades como Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo participaram de oficinas e palestras, entre elas a de Jefferson Michaelis, diretor da CCBF e da Michaelis Foundation, e de Michael Lester, diretor da Kennedy Space Center de Ciência e Tecnologia, da Nasa.

Expectativas

Para a gestora da Unidade de Gestão de Educação, Vastí Ferrari Marques, o evento ficará na história do município. “Estamos muito satisfeitos. Superou nossas expectativas. Agregamos inúmeros estudantes, que tiveram um dia de experiência significativa. O conteúdo do livro foi para a prática. Isso também é pensar no futuro, é pensar no profissional e nas profissões que surgirão”, destacou.

Michael Lester se mostrou igualmente satisfeito. Em dez anos na NASA, ele ficou surpreso com o que viu. “O Science Days um evento de extrema importância para o Brasil, porque motiva a nova geração a estudar ciência e tecnologia. Eu não esperava tudo isso. Esse é o maior e o melhor público que já tivemos. Foi incrível”, resumiu, após tirar muitas fotos e trocar muitas informações com as crianças.

O evento contou com o apoio de todas as Unidades de Gestão da Prefeitura, da Guarda Municipal, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, além do patrocínio da Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí).

Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/03/08/science-days-leva-multidao-de-estudantes-para-o-parque-da-uva/