Complexo Fepasa se transforma na casa da cultura jundiaiense

Publicada em 10/04/2018 às 19:01

Complexo Fepasa: há um ano a casa da Cultura jundiaiense

No decorrer do último ano, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) providenciou diversas ações para recuperar e permitir a ocupação pública do Complexo Fepasa, imóvel de propriedade da Prefeitura e o único patrimônio no Município com tombamento a nível nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Como resultado, o Complexo ganhou a Sala Jundiaí de espetáculo (com 307 lugares) e a sala multiuso Hermeto Pascoal e sistematizaram-se as salas dos Relógios e B1. Dessa forma, mais de 300 artistas de 12 grupos musicais e teatrais fazem uso semanal e gratuito do espaço. Sem contar os cerca de 600 alunos que frequentam as oficinas culturais gratuitas promovidas pela UGC, as reuniões de Conselhos, as apresentações da Cia. de Teatro e as capacitações de educadores da rede municipal pelo programa “Laboratorium”. O espaço é também palco de eventos importantes, como festivais e mostras, como o Enredança e o Festeju, as eleições das Cortes do Carnaval, da Festa da Uva e LGBT, exposições, treinamentos do efetivo da Guarda Municipal e ensaios de dança do Time Jundiaí de idosos.

Até chegar a esse estágio, o espaço ocupado pela UGC passou por manutenção, limpeza e higienização, eliminação de focos de dengue e roedores, além da instalação de iluminação e câmeras de monitoramento. Providenciaram-se também o fechamento de ingressos, contratação de controladores de acesso, reposição de telhas e de mais de 400 vidros. Após triagem, foram retirados mais de 60 caminhões de lixo acumulado (inservíveis descartáveis) e destinados os demais itens, como mobílias, para o almoxarifado criado no local.

Música nacional promete animar Sexta no Centro

O gestor da Unidade de Cultura, Marcelo Peroni, afirmou que triagem de acervo e materiais foi conduzida com cuidado e zelo. “A fim de valorizar o patrimônio, quisemos tornar o Complexo a nova casa da cultura, um espaço cada vez mais ocupado, de convivência entre cidadãos e artistas jundiaienses”

Ampliação

A área administrativa da UGC está sendo ampliada para melhoria de atendimento às pessoas, passando a ocupar mais uma ampla sala que recebeu os serviços de manutenção, higienização e dedetização.

Com a mudança para o complexo, a UGC reestruturou o Centro de Memória e o Departamento de Patrimônio Histórico, na ala em que se encontra também o Museu da Cia. Paulista. Ainda no sentido da preservação do patrimônio foram realizadas a higienização, dedetização e reparo da sala conhecida como “Arquivo da Presidência”, que recebeu a transferência de livros e documentos do acervo.

Restauração

Sala Jundiaí é um novo espaço cultural para os artistas

Peroni destaca a seleção em primeira fase de projeto de restauração pelo Fundo Interesses Difusos (FID), da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. “Se formos contemplados na fase futura, o projeto é fazer uso da verba de R$ 1 milhão para restaurar o telhado do bloco central”. E acrescenta: “Desde a mudança da UGC para cá o Iphan demonstra seu contentamento pelo zelo ao patrimônio, mas ainda temos de cumprir com a regulamentação de um Plano Diretor para o Complexo, uma espécie de planejamento de ações futuras.”

Quanto ao armazenamento de alguns materiais em estado crítico de conservação, a UGC esteve em Brasília em reunião com a coordenação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), recebeu a visita técnica do mesmo e aguarda parecer do para dar a devida destinação aos materiais.

Cultura faz intervenção sobre a arte na Primeira Infância

Já em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN) será instalada nos próximos meses a rede Conect@do de conexão gratuita à internet, como a já instalada em terminais e parques municipais.

Atualmente, no local, além da Unidade de Gestão de Cultura, estão a Sala Jundiaí de espetáculos, o Museu da Cia. Paulista, o serviço de Cadastro Único da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), serviços da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, a sede da Guarda Municipal, a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), o Poupatempo, a Fatec e o Centro de Educação e Lazer para Melhor Idade (Celmi).

Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/04/10/complexo-fepasa-se-transforma-na-casa-da-cultura-jundiaiense/