Cultura Jundiaí | http://cultura.jundiai.sp.gov.br

Cultura participa de seminário internacional sobre patrimônio

Publicada em 16/05/2018 às 18:50

Jundiaí compartilhou as experiência na gestão de patrimônios com dois trabalhos desenvolvidos em parceria com instituições acadêmicas

O Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) participou nessa terça-feira (15) do 1º Seminário Internacional de Gestão do Patrimônio Cultural em Contextos Ibero-Americanos realizado na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São Roque, junto com a Universidade de Coimbra. O DPH submeteu dois trabalhos, com foco na realização de pesquisas em parceria com os cursos de Eventos da Fatec e de Arquitetura da Universidade Paulista (Unip) de Jundiaí e comunidade acadêmica, e teve o aceite para ambos.

Na ocasião, Jundiaí apresentou os estudos: “Pesquisa interinstitucional para elaboração de dossiê para registro de Patrimônio cultural Imaterial”, escrito pelo diretor do DPH, William Paixão, e Marianna Lamas, da Fatec; e “Municipalidade e Iniciativas cidadãs de gestão do patrimônio cultural: um estudo sobre o Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial de Jundiaí”, escrito por William Paixão e pela Profa. Ms. Adriana Perroni Ballerini, da Fatec Jundiaí, e pela Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista, também da Fatec.

De acordo com William, o seminário foi uma excelente oportunidade para que Jundiaí estabelecesse contatos com gestores de patrimônio do mundo todo. “Os trabalhos que apresentamos foram o destaque do evento e demonstrou também que o trabalho desenvolvido no Município é reconhecido e que pode ser ampliado e otimizado através de novas parcerias, como as que já temos com as universidades, inclusive na economia de recursos públicos, na ampliação da capacidade de diálogo e no aumento significativo na velocidade na tramitação dos processos”.

LEIA TAMBÉM
Solar do Barão recebe modernização do sistema elétrico
Estão abertas inscrições para curso da SP Escola de Teatro
Sexta no Centro abre 22ª Enredança com público expressivo

Para o gestor da UGC, Marcelo Peroni, as discussões acerca do assunto têm seu espaço no Município. “Grande exemplo disso é o Simpósio que a Cultura realiza anualmente, em agosto, confirmado também para este ano. Fomentar este diálogo faz com que as diversas esferas e a população se apropriem da preservação e proponham novas ações”.

A participação do DPH e das universidades da cidade traz de volta para Jundiaí a novidade já confirmada da realização da edição do Seminário em 2019 na Fatec de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Publicada em 16/05/2018 ▪ Leia mais sobre ,


Link original: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/2018/05/cultura-participa-de-seminario-internacional-sobre-gestao-de-patrimonio/