Solar recebe modernização do sistema elétrico

Publicada em 14/05/2018 às 19:01

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão passa por obras de modernização de seu sistema elétrico, sem custos aos cofres municipais. Por conta da intervenção, a Unidade de Gestão de Cultura manterá o equipamento fechado ao público.

Estão abertas inscrições para curso da SP Escola de Teatro
Sexta no Centro abre 22ª Enredança com público expressivo

Acesso aos jardins poderá ser feito pela entrada da rua Solar da Barão

Prezando pela otimização do atendimento à população, durante o período o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ligado à Universidade de São Paulo (USP), também realiza no local um plano de orientação para manutenção a longo prazo.

A UGC reforça que tomou como providência informar o Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (Compac) acerca das intervenções e que instruirá o diagnóstico final ao Conselho estadual de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), pelo qual o espaço é tombado, ocasião em que também será divulgado o prazo para reabertura.

Durante esse período, os visitantes interessados em acompanhar memórias do Museu poderão fazer a sua visita virtual gratuita.

Jardins
Durante as intervenções, a UGC ressalta que os jardins do Solar permanecem abertos à visitação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. O acesso será pela rua Barão de Jundiaí, reaberto pela Prefeitura em maio do ano passado, quando foram reinaugurados os jardins com novo projeto paisagístico quatro anos após acesso restrito à população.

Jardins do Solar permanecem abertos à visitação, com pela rua Barão de Jundiaí

A revitalização do espaço foi viabilizada através de parceria entre a Prefeitura e empresários, voluntários e servidores sensibilizados com a situação do espaço. Com economia de cerca de R$ 80 mil aos cofres públicos, os jardins tiveram seus canteiros e flora organizados, além da instalação de pergolados, novos bancos e a revitalização do jardim japonês.

O Departamento de Museus também continuará seu atendimento normal durante o período. O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

Fotos: Arquivo PMJ

Publicada em 14/05/2018 ▪ Leia mais sobre ,

Link original: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/2018/05/solar-do-barao-recebe-modernizacao-do-sistema-eletrico/