Audiência pública pode dar novos patrimônios imateriais a Jundiaí

Publicada em 22/06/2018 às 17:57

Será realizada nesta quinta-feira (28), às 19h, a Audiência Pública na Câmara Municipal para o Registro como Patrimônio Imaterial de Jundiaí da coxinha de queijo, do modo de produção do vinho artesanal, do Fusca Clube e do Paulista Futebol Clube. A proposta do tombamento é que sejam reconhecidas as importâncias desses objetos para o Município, a fim de contribuir com a continuidade de sua existência e a preservação da sua memória.

Uma vez tendo havido a manifestação de alguém da sociedade ou de alguma organização para se iniciasse o processo, e superadas as etapas de análise e o estudo por parte do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) e de pesquisas pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), em parceria com a Fatec Jundiaí, para ver se as solicitações atendiam às condições necessárias para o andamento do projeto, a audiência na Câmara é um passo e uma ocasião para que a sociedade como um todo possa se manifestar acerca do assunto.

LEIA TAMBÉM
Estão abertas as inscrições para o 29º Encontro de Corais

Estão em tramitação os registros da coxinha de queijo, do modo de produção do vinho artesanal, do Fusca Clube e do Paulista Futebol Clube

Segundo o gestor da Unidade de Cultura, Marcelo Peroni, discutir a importância desses itens é a melhor forma de preservá-los. “No contexto globalizado, entende-se cada vez mais a necessidade de se preservar aquilo que nos dá um sentimento de pertencimento local, que nos identifica. Ainda mais no contexto da atuação do DPH, já que faz todo sentido o reconhecimento de hábitos que nos definam.”

Após a audiência, o processo volta ao DPH, onde será confeccionado o parecer final para submissão do Compac. O diretor do DPH, William Paixão, frisa a primazia do conselho. “A decisão final cabe exclusivamente aos conselheiros. Para o caso de parecer favorável, é lançado o livro-tombo do respectivo bem imaterial e são criadas as salvaguardas para que ele continue existindo.”

Atualmente são reconhecidos como patrimônio imaterial de Jundiaí o bloco carnavalesco Refogado do Sandi, o Clube 28 de Setembro e a Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí.

A Câmara Municipal fica na rua Barão de Jundiaí, 128, Centro.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/06/22/audiencia-publica-pode-dar-novos-patrimonios-imateriais-a-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original