Conexão Cultural leva a arte do grafite ao Terminal Colônia

Publicada em 26/08/2018 às 13:54

Espaço ganha um novo visual, para a admiração dos usuários e valorização da arte da grafitagem

Lançado em setembro de 2017, o Conexão Cultural é um programa de transformação pela arte dos espaços – iniciativas de interação artística que inclui a grafitagem, além de outras propostas – nos seis terminais urbanos existentes na cidade, efetivado por meio da parceria entre as Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e Mobilidade e Transporte (UGMT).

O primeiro espaço transformado foi o Terminal Eloy Chaves; neste domingo (26) foi a vez do Terminal Colônia receber as ações do coletivo The King que levou a arte da grafitagem, acompanhada da intervenção musical de um DJ.

Coordenados pelo pintor Jensen Silva – responsável pelo desenvolvimento do trabalho sociocultural – os grafiteiros desenvolveram temas variados, lembrando a circulação diária dos usuários do terminal urbano instalado na grande região da Colônia. “A proposta é interessante, atinge os muitos segmentos da comunidade, uma vez que diariamente centenas de pessoas circulam pelos terminais. É uma forma de apresentar a arte da grafitagem, incutindo na cabeça das pessoas que o grafite transforma espaços de maneira ordenada, com o talento individual de cada artista contribuindo para que os espaços se tornem cada vez mais coloridos e diferentes. Enquanto se espera um ônibus, aprecia-se a arte.”

Revitalização aprovada

Sue Ellen Souza é agente comunitária de Saúde e mora no Jardim São Camilo. Mãe de dois filhos – Ícaro (11) e Caio (4) – ela conta que aprecia demais o trabalho de grafitagem; realizado nos terminais deixa os espaços muito agradáveis. “Pichação é poluição visual, feita sem nenhum critério, apenas para sujar. Já o grafite é arte, tudo bem colorido, meus filhos gostam muito: desde pequenos aprendem a observar e valorizar. Transformar os terminais urbanos com arte é uma iniciativa que merece elogios.”

Foto: fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/08/26/conexao-cultural-leva-a-arte-do-grafite-ao-terminal-colonia/