Pinacoteca recebe palestra gratuita com musicólogo

Publicada em 14/08/2018 às 16:26

Palestra gratuita na Pinacoteca será neste domingo (19), às 15h30

A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes recebe neste domingo (19), às 15h30, uma palestra educativa gratuita com o musicólogo Daniel Motta. O encontro terá como tema a obra “Carnaval dos Animais”, de Camille Saint-Saëns, e tem como proposta discutir as ideias do compositor francês a partir da análise de sua obra.

De acordo com Motta, a palestra pretende desvendar as piadas, referências, citações e críticas da obra de Saint- Saëns. “A música de ‘Carnaval dos Animais’ parece distante, algo infantil ou coisa parecida. Mas se a ouvirmos com calma e atenção, percebemos que não é por acaso que a obra agrada a todos os públicos, de todas as idades, e é uma das obras mais tocadas do repertório clássico. Por isso, as crianças podem e devem participar e os adultos devem deixar os pré-conceitos de lado”, comenta.

A palestra precede o concerto “Carnaval dos Animais”, que traz música, a manipulação dos bonecos com luz negra e será realizado no mesmo dia, às 17h, no Teatro Polytheama, com a Companhia de Teatro Imago e a Orquestra Sinfônica de Sorocaba. Para o concerto, viabilizado através da lei de incentivo à Cultura (ProAC-SP) da secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e da 2ª edição do programa “Expressão Musical”, haverá cobrança de ingressos.

A Pinacoteca integra o Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), que fica na rua do Barão de Jundiaí, 101, Centro, e funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Mais informações pelo telefone 4586-2326.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/08/14/pinacoteca-recebe-palestra-gratuita-com-musicologo/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original