Compac aprova registros de novos bens imateriais

Publicada em 08/08/2018 às 15:09

Reunião ordinária do Compac foi realizada na noite dessa terça-feira (07)

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) realizou na noite dessa terça-feira (07) a reunião ordinária especial do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural. No encontro realizado na Sala B1 do Complexo Fepasa os treze conselheiros presentes trataram de processos que tramitam no órgão e aprovaram por unanimidade o registro como patrimônios imateriais do Município a coxinha de queijo, o modo de produção do vinho artesanal, o Fusca Clube e o Paulista Futebol Clube.

“Códigos Urb@nos” chega ao Complexo Fepasa
Cultura promove 6º Simpósio sobre Patrimônio
Conferência de Cultura será nos dias 10 e 11 de agosto

Para o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), William Paixão, que é também conselheiro, os registros servem como salvaguardas. “Registrando esses itens, nos certificamos de que eles permanecerão na memória afetiva dos jundiaienses.”

O registro dos quatro itens passou por audiência pública de participação popular na Câmara Municipal em 28 de junho e, com o parecer favorável do Conselho, segue para avaliação e elaboração de minuta pela Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC). Após assinatura da autoridade municipal e publicação na Imprensa Oficial, os bens imateriais serão lançados no livro de tombo, ocasião em que fica oficialmente formalizado o registro.

O modo de produção do vinho artesanal está prestes a se tornar um patrimônio imaterial do Município

Atualmente, o Município conta como patrimônios imateriais o bloco carnavalesco Refogado do Sandi, a Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí e o Clube Beneficente Cultural Recreativo 28 de Setembro.

Mais atividades
A programação especial do evento promovido pela UGC segue até o dia 31 deste mês, com palestra sobre memória e cidadania (16 de agosto, às 19h30), a Conferência Municipal de Cultura (10 e 11 de agosto), Domingo no Parque (12 de agosto, das 9h às 17h), Sexta no Centro (17 de agosto, das 18h às 22h), o 6º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial (23, 24 e 25 de agosto), o 2º Passeio Ciclístico pela Rota Turística do Centro Histórico (26 de agosto, a partir das 10h) e a Viagem Fantástica pelo Teatro Polytheama (31 de agosto, às 10h). A programação pode ser consultada no hotsite do evento.

Fotos: Fotógrafos PMJ e Arquivo PMJ

Publicada em 08/08/2018 ▪ Leia mais sobre , , , ,

Link original: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/2018/08/reuniao-do-compac-aprova-registros-de-quatro-novos-bens-imateriais/