Reunião do Compac aprova registros de quatro novos bens imateriais

Publicada em 08/08/2018 às 18:41

O modo de produção do vinho artesanal está prestes a se tornar um patrimônio imaterial do Município

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) realizou na noite dessa terça-feira (07) a reunião ordinária especial do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural. No encontro realizado na Sala B1 do Complexo Fepasa os treze conselheiros presentes trataram de processos que tramitam no órgão e aprovaram por unanimidade o registro como patrimônios imateriais do Município a coxinha de queijo, o modo de produção do vinho artesanal, o Fusca Clube e o Paulista Futebol Clube.

Para o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), William Paixão, que é também conselheiro, os registros servem como salvaguardas. “Registrando esses itens, nos certificamos de que eles permanecerão na memória afetiva dos jundiaienses.”

Reunião ordinária do Compac foi realizada na noite dessa terça-feira (07)

O registro dos quatro itens passou por audiência pública de participação popular na Câmara Municipal em 28 de junho e, com o parecer favorável do Conselho, segue para avaliação e elaboração de minuta pela Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC). Após assinatura da autoridade municipal e publicação na Imprensa Oficial, os bens imateriais serão lançados no livro de tombo, ocasião em que fica oficialmente formalizado o registro.

Atualmente, o Município conta como patrimônios imateriais o bloco carnavalesco Refogado do Sandi, a Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí e o Clube Beneficente Cultural Recreativo 28 de Setembro.

Mais atividades

A programação especial do evento promovido pela UGC segue até o dia 31 deste mês, com palestra sobre memória e cidadania (16 de agosto, às 19h30), a Conferência Municipal de Cultura (10 e 11 de agosto), Domingo no Parque (12 de agosto, das 9h às 17h), Sexta no Centro (17 de agosto, das 18h às 22h), o 6º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial (23, 24 e 25 de agosto), o 2º Passeio Ciclístico pela Rota Turística do Centro Histórico (26 de agosto, a partir das 10h) e a Viagem Fantástica pelo Teatro Polytheama (31 de agosto, às 10h). A programação pode ser consultada no hotsite do evento.

Fotos: Fotógrafos PMJ e Arquivo PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/08/08/reuniao-do-compac-aprova-registros-de-quatro-novos-bens-imateriais/
Leia mais sobre